segunda-feira, 3 de julho de 2023

Governo Belezinha: uma gestão de resultados

Compartilhar


Por Hipólito Cruz (*) 

Segundo o sábio Aristóteles (384-322 a.C), o objetivo principal da Política é assegurar uma vida feliz ao cidadão, felicidade esta que deve ser assegurada pelos governos e pelas instituições. Todo governante deve ser, pois, moralmente justo e intelectualmente capaz de dirigir a polis (cidade) de tal forma que os cidadãos tenham orgulho do governo que possuem.

Tem sido assim na gestão da prefeita Maria Ducilene Pontes Cordeiro (Belezinha) nestes quase três anos à frente do governo municipal de Chapadinha, ela tem empreendido um governo de grandes ações e grandes transformações em todas as áreas, sem falar na observância às boas práticas da gestão pública

Belezinha recebeu o município num verdadeiro estado de mixórdia, com salários atrasados, débitos com fornecedores, prédios e outros bens públicos sucateados, inadimplência e com o cofre vazio.

Mas com muita disposição e competência, o governo, logo nos primeiros dias já começou a dizer a que veio, pagou os salários atrasados, realizou a reforma de prédios públicos para melhor atender ao cidadão ( por exemplo, o prédio do CATE), e como o Mundo ainda vivia a pandemia da Covid-19, foi realizada uma grande força-tarefa liderada pelo então secretário de Articulação Política (hoje deputado estadual) Aluisio Santos, no sentido de combater o alastramento da doença. Com alta taxa de cobertura vacinal, o empenho dos profissionais da Saúde , estoques de insumos sempre abastecidos e campanhas de conscientização, os resultados foram satisfatórios.

Com o objetivo de conceder dignidade ao cidadão da periferia, a gestão Belezinha iniciou uma grande operação de pavimentação asfáltica, melhorando também a trafegabilidade e garantindo as pessoas o sagrado direito de ir e vir, bairros distantes com ruas de difícil acesso, onde os cidadãos nem tinham mais esperança de um dia morar numa rua asfaltada, receberam a tão esperada e sonhada pavimentação, deixando os moradores felizes. Cabe ressaltar, que todas essas obras estruturantes foram realizadas com recursos próprios, algo raro em municípios do interior.

Na Educação, o governo vem empreendendo algo revolucionário jamais visto em toda a história do município. Velhos prédios escolares foram demolidos e totalmente reconstruídos dentro dos padrões FNDE, equipados com centrais de ar-condicionado, mobiliários novos e um ambiente digno para a comunidade escolar. Paralelo à parte estrutural, o governo também tem investido maciçamente na capacitação e na profissionalização do pessoal da Educação, o que vem refletindo na melhora dos resultados, por exemplo: Aluno da rede pública municipal recebeu menção honrosa na OBMEP em 2021 – o próprio município também recebeu menção honrosa da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) pelo brilhante trabalho e resultado da busca ativa escolar. Ônibus novos foram adquiridos para o transporte escolar, tudo com recursos próprios e o município também se destaca na educação especial, onde excelentes profissionais realizam um trabalho exitoso para garantir o direito à educação de nossas crianças especiais, trabalho este muito elogiado pelos pais das crianças atendidas. Também merece destaque a alimentação escolar, cuja qualidade é periodicamente aferida, sendo que parte dos produtos usados na merenda provém da agricultura familiar, gerando renda para as famílias do campo.

Na Saúde, mesmo com os recursos escassos, o governo tem feito grandes investimentos para garantir a plena satisfação do usuário, o pleno funcionamento das unidades de saúde: UPA, HAPA e unidades básicas, vem ofertando ao cidadão de Chapadinha – e de outros municípios da região – um atendimento humanizado prestado por excelentes profissionais, desde o acolhimento ao médico. Hoje, até mesmo especialidades médicas que o município não teria obrigação legal , estão disponíveis. Não faltam, medicamentos e insumos nas unidades de saúde. A casa de apoio em São Luís, também merece destaque pela organização e acolhimento aos pacientes.

Também com recursos próprios já foram adquiridas duas ambulâncias, além de um microônibus para o Tratamento Fora do Domicílio.

Falta-me tempo para falar de forma pormenorizada dos investimentos feitos na segurança pública, na política de esportes e lazer, na cultura, no desenvolvimento econômico – com a instalação de muitos negócios aqui, gerando emprego e renda- na promoção da igualdade racial, na assistência social, etc. Estes, poderão ser tratados em um próximo artigo.

Outro destaque da gestão de Belezinha é o rigoroso pagamento em dias dos salários dos servidores, que injeta milhões na economia local, fazendo a felicidade dos comerciantes e demais empreendedores.

(*) Pós-graduado em Ciências Políticas.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: