Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
Na tarde dessa segunda-feira (31), a prefeita Ducilene Belezinha recebeu uma comitiva da Escola Superior da Defensoria Pública, acompanhados do Juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Dr. Douglas Martins, o diretor geral da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Dr. Luiz Otávio, a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Maranhão, Dr.ª Elainne Barros e a presidente da COOPEMAR de Coroatá e também secretária municipal do Meio Ambiente do mesmo município, Marilene Vieira, onde visitaram o local onde foi construído um galpão, e que funcionará um centro de reciclagem de resíduos sólidos.
O objetivo da visita que aconteceu primeiro na cidade de Coroatá, é contribuir com o desenvolvimento dos municípios, no quesito resíduos sólidos quanto a elaboração e execução de um plano, como também de auxiliar a coleta e seleção do lixo, em parceria com a prefeitura.
Numa ação pioneira, e com o objetivo de promover a inclusão dos catadores de resíduos sólidos, a gestão da prefeita Belezinha construiu um espaço de triagem, que em breve será inaugurado.
"Para que esse sonho se torne realidade, devemos manter a nossa cidade limpa, tenhamos educação ambiental, para que possamos manter a nossa cidade limpa, gerando renda na qual o nosso ambiente agradecendo", destacou a prefeita.
O Juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Dr. Douglas Martins, parabenizou a iniciativa.
"Estamos aqui visitando o lixão, conhecer a realidade e com isso construir um diálogo com a administração pública, com os próprios catadores, com a sociedade civil, com o meio empresarial, é que consigamos dá um espaço adiante. Uma das atividades mais relevantes é a proteção do meio ambiente, e os agentes ambientais mais relevantes são exatamente os catadores. Então nós precisamos que eles cumpram a sua função ambiental, mas com dignidade, não é dentro de lixão, mas é num espaço como esse que a prefeitura está providenciando, devidamente estruturado com equipamentos adequados, com condições adequadas para que nós consigamos proteger o meio ambiente respeitando o direito dessas pessoas", disse o Dr. Douglas Martins.
A presidente da Coopemar e secretária do Meio Ambiente de Coroatá, Marilene Vieira, destacou o comprometimento da prefeita Belezinha com a futura cooperativa de Chapadinha.
"Apoiar o município de Chapadinha pra nós é um orgulho em saber que é uma prefeita comprometida com a causa, a gente viu todas as formas de tentativa que ela tem feito, e agora com certeza e não tenho dúvidas que será aqui um grande trabalho, porque vejo uma prefeita esforçada, seu corpo técnico de secretários muito unido, orquestrado, e com certeza a prefeita daqui a algum tempo vai ter orgulho de dizer nós cuidamos da reciclagem de Chapadinha", disse Marilene Vieira.
0 comentários: