terça-feira, 3 de outubro de 2023

Prefeita Belezinha participa de Mobilização Municipalista em Brasília

Compartilhar


Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1

Acompanhada da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e vereadora Nildinha Teles, a prefeita Ducilene Belezinha participa nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4) de outubro em Brasília da Mobilização Municipalista.

O evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem como tema "Município em Crise, População Desassistida" e reúne prefeitos e prefeitas de todo o país, em um diálogo para enfrentar os desafios financeiros que afetam todos os municípios brasileiros.
Para a prefeita Ducilene Belezinha e demais gestores municipais, a crise tem se agravado nos municípios com o aumento das despesas e as recorrentes quedas nas receitas.

Durante o encontro, estão sendo discutidas a crise financeira que impacta as cidades, com destaque para questões como a queda nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o subfinanciamento de programas federais, a implementação de pisos salariais e o aumento dos custos operacionais.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, explicou que as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras é um problema estrutural, que vem de muitos anos, sendo urgente a revisão do Pacto Federativo com uma justa repartição do bolo tributário.

"A situação tem sido agravada quando se soma isso ao excesso de obrigações que são repassadas aos entes locais. O problema se acumula por meio de medidas aprovadas em Brasília sem a devida contrapartida de recursos necessários para que os municípios possam garantir a eficiência no atendimento à população", afirmou Ziulkoski.


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: