Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
Com o claro objetivo de atingir a boa imagem da gestão da prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha, um blogueiro que milita nas hostes da oposição tentou jogar para a população que o governo municipal inflou o número de alunos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Segundo o escriba, que sempre fez oposição sistemática a Belezinha, a quantidade de alunos matriculados na modalidade EJA em Chapadinha, passa de 3.000.
A bem da verdade, o Tribunal de Contas do Maranhão (TCE), com o intuito de investigar os dados fornecidos nos questionários eletrônicos, comparando as informações prestadas com o que efetivamente está sendo ofertado ao público dessa modalidade de ensino, esteve fazendo auditoria em dez municípios, sendo eles: São Bernardo, Santa Quitéria, Serrano do Maranhão, Bacuri, Igarapé do Meio, Maranhãozinho, Satubinha, Pio XII, Altamira do Maranhão e Zé Doca. Em dois deles (São Bernardo e Santa Quitéria), os levantamentos mostraram uma disparidade absurda, com mais de 20% da população dessas cidades matriculadas na EJA. Como se observa, Chapadinha sequer aparece na relação.
O que se pode deduzir, é que tanto o blogueiro quanto os vereadores de oposição - destaco: Júnior Carneiro e Mônica Pontes, que acreditaram na sua ladainha, ficaram frustrados pelo fato de Chapadinha não aparecer na lista dos municípios investigados.
O Portal CN1 teve o cuidado de buscar junto à Secretaria Municipal de Educação o verdadeiro número de alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, conforme dados oficiais publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP,
1.821 alunos foram declarados na respectiva modalidade de ensino no ano de 2023 e não, 3.007 alunos como maldosamente foi publicado pelo blogueiro.
Enquanto blogueiros e vereadores oposicionistas se derem ao trabalho de “emprenhar” pelos ouvidos sem investigar a verdade dos fatos, haverão sempre de passar vergonha quando a verdade vier à tona.
0 comentários: