A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na última sexta-feira (8), o atendimento de pacientes com procedimentos oftalmológicos de catarata e pterígio, através do Programa Cuidar de Todos, no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís. O atendimento foi encerrado no domingo (10), e a expectativa foi atender 585 pacientes assistidos pelo programa no eixo cirurgia.
“É mais uma etapa do Programa Cuidar de Todos, onde nós percorremos escolas situadas na Grande Ilha por meio de ações oftalmológicas. Os pacientes com necessidade de cirurgias de catarata e pterígio serão atendidos nos próximos três dias aqui no Hospital Dr. Carlos Macieira. Ao garantir o acesso à saúde pública, nós estamos permitindo que esses maranhenses saiam com seu direito e cidadania assegurados, tendo também a visão restaurada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Nos três dias da ação, a expectativa é atender pacientes, que passaram pela triagem da equipe da Rede Estadual de Saúde. As pessoas beneficiadas pelo programa são oriundas de ações realizadas na capital em cinco edições do Cuidar de Todos Oftalmo, onde na oportunidade foi oferecida consulta com oftalmologista e encaminhamento para cirurgia.
Ao chegar no Hospital Dr. Carlos Macieira, os pacientes foram submetidos a avaliação, com aplicação de colírio para dilatação de pupila, averiguação da pressão interna da retina, seguida de consulta com médico oftalmologista e depois liberação para realização do procedimento cirúrgico.
Arinaldo Ferreira, de 68 anos, havia recebido liberação para a cirurgia de catarata e se disse satisfeito. "Eu já estava esperando isso há um tempo, porque você sabe que uma cirurgia particular puxa pelo bolso. Uma ação dessa é maravilhosa e estou gostando demais”, compartilhou.
Francisca Rodrigues, de 45 anos, foi encaminhada para o procedimento de pterígio. “Hoje é o Dia da Mulher e a cirurgia caiu justamente nesta data e graças a Deus deu tudo certo. Sou grata por essa oportunidade que nos foi dada”, comemorou.
As intervenções cirúrgicas são de média complexidade e, após realizadas, os pacientes receberão orientações específicas sobre o período de recuperação e uso correto dos medicamentos a serem prescritos para cada especialidade oftalmológica.
Para o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, as cirurgias irão proporcionar maior autonomia e bem-estar aos pacientes. “É mais qualidade de vida e de se locomover melhor. Após a cirurgia, essas pessoas poderão se reintegrar à sociedade sem precisar da ajuda de alguém para lhe acompanhar, devolvendo também a liberdade”, disse. A ação do Governo do Estado é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Duarte Júnior.
0 comentários: