terça-feira, 12 de março de 2024

Peritos do Instituto de Criminalística - ICRIM, investiga suposta contaminação por agrotóxicos e desmatamento ilegal na zona rural em Buriti-MA

Compartilhar



Portal CN1, com informações da Polícia Civil 

Na segunda-feira (11/03), uma equipe de peritos forenses do Instituto de Criminalística (ICRIM) de Timon foi encarregada de vistoriar, de coletar material e de periciar quatro locais onde supostamente teria ocorrido contaminação por agrotóxicos e desmatamentos ilegais, todos na zona rural de Buriti. 

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Buriti, requisitou essas perícias como parte das investigações sobre supostos crimes ambientais na região.
Os peritos examinaram vários locais, incluindo um curso d'água (riacho) no povoado São Félix, onde suspeita-se que a contaminação por agrotóxicos das lavouras de soja próximas tenha causado a mortandade de peixes. Também foi avaliada uma área de produção de mel (apicultura) no Povoado Campo Redondo, onde há relatos de mortandade de abelhas devido ao uso desses produtos químicos.
De acordo com o delegado Josemar Rocha, outro foco da investigação foi uma propriedade particular no povoado Laranjeira, onde há suspeitas de que um morador esteja despejando veneno herbicida em seu quintal, afetando os vizinhos e contaminando um riacho local. Além disso, uma propriedade no povoado Salinas foi periciada devido a relatos de grande desmatamento sem licença ambiental, causando danos significativos à vegetação, incluindo palmeiras de babaçu, espécie protegida pela Lei Estadual Maranhense nº 4.734/86.
A Polícia Civil enfatiza que não tolerará práticas clandestinas e prejudiciais ao meio ambiente, independentemente dos responsáveis. Essas perícias marcam o início das investigações, que incluirão a oitiva de testemunhas e o interrogatório dos suspeitos, se necessário.

Para o titular da delegacia de Buriti,  é crucial destacar que essas investigações têm como objetivo não apenas identificar os responsáveis pelos possíveis crimes ambientais, mas também proteger os recursos naturais locais e garantir a saúde e segurança das comunidades rurais de Buriti e áreas adjacentes. O comprometimento das autoridades, incluindo a Polícia Civil, e da comunidade em preservar o meio ambiente e combater práticas ilegais é fundamental para assegurar um futuro sustentável para a região.

Para mais informações e atualizações sobre o andamento das investigações, a população pode acompanhar os comunicados oficiais emitidos pela Polícia Civil e outros órgãos competentes.



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: