terça-feira, 2 de abril de 2024

Governo Brandão dá início à Semana Estadual de Combate à Dengue e reforça alerta para manutenção de cuidados para eliminar o Aedes

Compartilhar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, nessa segunda-feira (1º), às ações da Semana Estadual de Combate à Dengue com visita de técnicos na Vila Conceição, no bairro Coroadinho, em São Luís. Na ocasião, o reforço das orientações sobre a manutenção de cuidados diários para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya.

O combate à proliferação do mosquito começa dentro da própria casa, alerta a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos. "Nosso objetivo é mobilizar e sensibilizar a população para a eliminação dos focos do mosquito, que nesse período sazonal, em sua maioria, cerca de 80%, estão localizados dentro das residências. Neste trabalho de formiguinha, de diálogo com a sociedade por meio de medidas que aliam educação e saúde, orientamos para que saibam identificar um possível criadouro e eliminá-lo", disse.
Além da ação desta segunda-feira, as equipes técnicas da SES também percorrerão, nesta terça-feira (2), os arredores do Parque Timbiras; o bairro Liberdade/Floresta, na quarta-feira (3); a Vila Gorete, bairro da Camboa, na quinta-feira (4); e a Vila Itamar, na sexta-feira (5). Em todas as localidades, a abordagem chamará atenção para a limpeza interna e externa dos espaços, descarte correto do lixo e a observação de objetos que acumulam água. Além do combate ao mosquito, é importante estar alerta ao aparecimento de sintomas de dengue, zika e chikungunya

A expectativa é fomentar novos hábitos na sociedade para que as medidas compartilhadas sejam adotadas de forma permanente durante todo o ano a partir de ações preventivas. Ana Rita Castro, de 21 anos, aprovou a iniciativa da SES. "Eu acho legal porque é bom para a pessoa se prevenir da doença, evitando que ela e outros não fiquem doentes ou venham a morrer", compartilhou.
Ierecê Maria Pinheiro, de 64 anos, mora com a neta e disse que dialogar com a comunidade é fundamental. "A saúde é tudo na vida da gente e acho que as pessoas precisam ter o cuidado de observar como está o seu quintal e toda a área de sua casa. Eu mesmo procuro sempre deixar limpo e organizado".

Para Lurdivan Andrade, de 52 anos, se cada um fizer a sua parte, ninguém ficará doente. "Eu costumo lavar a caixa d'água, toda vez seco a caixa, lavo, as garrafas eu coloco de boca para baixo. Eu fico secando alguns recipientes que estão com plantas com água dentro. Aí eu fico olhando se não tem, porque eu já tive chikungunya, então já sei mais ou menos quais são as sequelas que esse mosquito faz", destacou.

De acordo com dados da SES, no período de 1⁰ de janeiro a 31 de março de 2024, foram registrados 5.530 casos prováveis de dengue em todo o Maranhão, destes, 2.100 confirmados. Foram confirmados 4 óbitos de dengue, registrados nos municípios de São Luís, São João dos Patos, Brejo e Lago Verde.
O coordenador do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Jorge Moraes, ressaltou que a Semana Estadual de Combate à Dengue aproxima a sociedade das estratégias implementadas pela SES. "É importante que todos estejam unidos para minimizar os casos, uma vez que estamos no período sazonal. Porém, quando chegarmos nos meses de junho a dezembro, é necessário continuar, por isso estamos indo até as comunidades levando a mensagem de combate ao Aedes".

As ações da Semana Estadual de Combate à Dengue também contam com o apoio da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA), com atividades nas escolas, além de soldados do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS).

Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: