segunda-feira, 15 de abril de 2024

Polícia Civil do Maranhão prende seis suspeitos de tentarem fraudar concurso público em Vargem Grande e Nina Rodrigues

Compartilhar

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
Seis pessoas foram presas em flagrante, na tarde desse domingo (14), suspeitas por tentativa de fraude durante a realização de concurso público nos municípios de Vargem Grande e Nina Rodrigues.

Quatro dos seis presos são candidatos que teriam contratado um homem por R$ 5 mil, para ele fazer a prova e passar as respostas via mensagem de texto.

As prisões foram realizadas por policiais civis das delegacias das cidades de Vargem Grande e Itapecuru-Mirim, com apoio do Ministério Público do Maranhão.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, após receber informações da Polícia Judiciária e do Ministério Público, sobre uma possível fraude que ocorreria na realização de dois concursos públicos nas duas cidades, uma equipe passou a fazer levantamentos, que resultaram na identificação de um homem, suspeito de ser o líder do grupo criminoso, oriundo do estado do Piauí, bem como verificar o local onde o suspeito faria prova.

Os policiais foram em um dos locais de prova na cidade de Vargem Grande, onde conseguiram abordar o suspeito na saída. Com base nas evidências inicialmente obtidas, os policiais efetuaram a prisão em flagrante do homem e o encaminharam para a delegacia, para os procedimentos legais.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o investigado tem como “modus operandi” realizar pessoalmente a prova e fornecer suas respostas (gabarito) para outros candidatos inscritos no concurso, através de mensagens SMS, mediante um prévio “contrato” no valor de R$ 5 mil, a ser pago após os candidatos assumirem o cargo público.

Com base nas investigações, foram identificados quatro candidatos inscritos no concurso que teriam “contratado” o mentor do esquema. Os candidatos foram presos e levados para a Delegacia de Vargem Grande.

Segundo o delegado Tiago Castro, chefe da Delegacia de Polícia de Vargem Grande, o suspeito de ser o líder do grupo já havia sido preso em flagrante pela prática do mesmo crime, na cidade de Buriticupu, no dia 15 de maio de 2022.

Já na cidade de Nina Rodrigues, um homem também foi identificado por utilizar o mesmo “modus operandi”. Ele foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia.

Em seus depoimentos, todos os investigados confessaram a prática do crime.

A Polícia Civil destaca que as investigações prosseguem para apurar o envolvimento de outras pessoas no crime.

Fonte: g1 MA 
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: