segunda-feira, 27 de maio de 2024

Cuidar de Todos Oftalmo: Governo Brandão realiza consultas oftalmológicas e entrega de óculos no Hospital da Ilha

Compartilhar


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, no sábado (25) e domingo (26), ação do Programa Cuidar de Todos "Oftalmo" no Hospital da Ilha, em São Luís. Ao todo, foram atendidas mil pessoas, ofertando desde consultas oftalmológicas a distribuição de óculos e agendamento para cirurgia de catarata e pterígio aos diagnosticados.
"A gestão do governador Carlos Brandão segue avançando e garantindo às pessoas acesso a consultas oftalmológicas e óculos de grau, a fim de devolver a elas qualidade de vida. Essa é a missão do Programa Cuidar de Todos Oftalmo, que devolve aos beneficiados bem-estar e autonomia através de uma boa visão", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O eixo "Oftalmo" do Programa Cuidar de Todos tem por objetivo facilitar o acesso a atendimentos oftalmológicos com o intuito de reduzir o número de pacientes que aguardam por consultas e exames no SUS, que sofrem de baixa visão ou outros tipos de lesões e distúrbios oculares.

Dona Maria Aldeide da Silva, de 60 anos, disse que a iniciativa ajuda a acelerar os atendimentos. "É muito bom, dá mais prioridade e também quem precisa já sai daqui para cirurgia", frisou.

Maria Rosete Pereira de Oliveira, de 47 anos, passou pela consulta com oftalmologista e escolheu o seu novo óculos. "Bom demais. Comprar óculos é caro, né? O meu já estava até vencido, e ainda não tinha tido condição de fazer a consulta. Mas é uma oportunidade boa demais", compartilhou.

Para tornar o atendimento mais rápido e dinâmico, foi montando um fluxo de acolhimento. Ao chegar no local, o paciente faz o cadastro e depois é direcionado para a triagem com dilatação da pupila. Em seguida, é encaminhado para a ala com técnico de enfermagem, onde é feita a observação da retina com refração e posterior consulta com oftalmologista.

Àqueles que precisarem fazer uso de óculos, um stand com diversos tipos de armação foi disponibilizado. As pessoas que receberam diagnóstico para as lesões oculares de catarata ou pterígio deixaram a unidade com dia, horário e local da cirurgia agendado.

Ansioso pela consulta, o jovem Enzo Ferreira, de 10 anos, foi acompanhado da mãe, Letícia Ferreira, de 32 anos. "A gente fica feliz com uma ação dessas, de consultas grátis, porque muita gente não tem condição. Eu fico muito agradecida por esse momento especial para todos nós", disse Letícia.


A ação do Programa Cuidar de Todos Oftalmo no Hospital da Ilha foi realizada pela SES com apoio de emenda parlamentar do deputado federal Duarte Junior.

Outras ações do programa acontecem em bairros da capital e no interior do estado. Além de consultas e entrega de óculos, os atendimentos incluem cirurgias oftalmológicas em unidades da rede pública de saúde.



































Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: