Durante este mês, o Detran-MA está intensificando uma ampla gama de iniciativas em todo o estado, visando sensibilizar a população sobre a relevância de comportamentos responsáveis no trânsito.
Fotos: Gilson Ferreira, Bonifácio Oliveira, Milena Soares
O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), lançou, na sexta-feira (10), o Movimento Maio Amarelo 2024 no estado. A solenidade aconteceu no Auditório do Colégio Militar Tiradentes I, bairro Vila Palmeira, em São Luís e contou com a presença de diversas autoridades. Na ocasião, foi anunciado o curso “O papel do agente educador” pela primeira vez a nível estadual.
O Movimento Maio Amarelo tem uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para, fugindo das falácias cotidianas, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Para 2024, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, por meio da Resolução nº 1.000, de 14 de setembro de 2023, o tema central "Paz no Trânsito Começa por Você" para as atividades educativas. Assim, o Movimento Maio Amarelo 2024 está levando a mensagem à população, por meio de ações educativas, visando chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, a instituição vem executando arduamente ações educativas que impactam positivamente a cultura viária do estado. “Buscamos fazer a abertura deste evento em uma escola para justamente começarmos na base. Precisamos fazer essa conscientização e educação para que tenhamos a sonhada paz no trânsito, que começa por cada um de nós. Contem com as ações do Governo do Maranhão, com o governador Carlos Brandão, para que possamos levar ações a todos os municípios. Que não seja apenas um Maio Amarelo, mas que o amarelo seja a cor do ano todo para essa conscientização e para que tenhamos a sonhada paz no trânsito”, complementou.
Na ocasião, foram realizadas apresentações do grupo formado pelos arte-educadores da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Transitarte, com a esquete “Todo mundo tem direito a vida, todo mundo tem direito igual”, e uma peça teatral dos alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Ifma - Campus Monte Castelo, com a temática “Segurança no Trânsito”. Ambas atrações levaram mensagens reflexivas sobre a importância da prudência ao dirigir.
O Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), cel. Renato Abrantes, ressaltou a parceria entre Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA) e o Detran-MA. "O BPRv está presente em todas as ações. Recentemente, estivemos participando em Santa Inês e, agora, estamos em São Luís na abertura oficial do Maio Amarelo. É muito importante essa parceria porque o Detran delega para a PMMA, através do BPRv, as execuções, atividades de educação para o trânsito, fiscalização, operações Lei Seca realizadas em todo o estado. Temos uma parceria muito grande para realizar todas essas ações”, disse.
Durante este mês, o Detran-MA está intensificando uma ampla gama de iniciativas em todo o estado, visando sensibilizar a população sobre a relevância de comportamentos responsáveis no trânsito. Algumas das principais ações planejadas pelo órgão incluem: Instalação de totens educativos nas principais vias da Grande Ilha; Projetos Detran na Estrada; Detran em Ação; Direção Certa; Detran Volante; Se Liga na Via; Detran Cultural; Conhecendo o Detran; Detran Vai à Escola; e Detran Solidário.
Curso “O papel do agente educador”
Idealizado pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, o curso “O papel do agente educador” foi dividido em cinco módulos: Módulo 1: Ética e Relacionamento Interpessoal; Módulo II: A Importância da Educação para o Trânsito; Módulo III: Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida; Módulo IV: O Lúdico como Metodologia da Educação para o Trânsito; e Módulo V: O Agente como Educador de Trânsito, e objetivou capacitar parceiros e servidores da autarquia para atuarem como agentes multiplicadores da temática Educação para o Trânsito em seus municípios e no cotidiano.
Com carga horária de 8h, o curso foi realizado na sexta-feira (10), no Auditório do Colégio Militar Tiradentes I, e contou com participantes dos municípios de Alcântara, Alto Alegre do Pindaré, Bequimão, Buriticupu, Caxias, Chapadinha, Grajaú, Itapecuru Mirim, Imperatriz, Lago da Pedra, Matões, Paço do Lumiar, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Raposa, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, Timon, Tuntum e Vargem Grande.
0 comentários: