terça-feira, 28 de maio de 2024

Governo Brandão amplia assistência a pacientes renais crônicos na região de Presidente Dutra

Compartilhar

Foto: Divulgação
Mais 26 novos pacientes renais crônicos serão assistidos no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), atendendo a uma demanda da região, implantou o quarto turno de atendimento de diálise no equipamento da Rede Estadual de Saúde.

Com a medida, os pacientes poderão realizar sessões de diálise com acesso a atendimento médico, exames de imagem e apoio multiprofissional, das 19h às 0h, no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destaca que a ampliação do serviço é mais uma iniciativa da gestão do governador Carlos Brandão para expandir a assistência. "Estamos otimizando os serviços e tornando os atendimentos ainda mais resolutivos. É assim que o Governo do Maranhão vem cuidando dos maranhenses", disse.

O Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra atende a população de 16 municípios da região. A unidade dispõe de 13 cadeiras disponíveis em quatro turnos e atende 104 pacientes, inclusive com a oferta de exames laboratoriais e uma equipe de médicos nefrologistas e profissionais multiprofissionais (serviço social, nutrição, psicologia e farmácia).

“Quem ganha com esta ampliação e a abertura de mais um turno são os pacientes. Serão 26 novos pacientes da região que estarão realizando o tratamento mais próximo de suas casas. Além de todos os ganhos no tratamento, os pacientes ganham qualidade de vida, porque não irão precisar se deslocar horas na estrada para tratamento e ainda estarão mais próximas de suas famílias”, destacou a diretora administrativa do Centro de Hemodiálise, Leila Teixeira.

Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra

Somente em 2024, o Centro atendeu mais de 4.012 consultas médicas, mais de 18.460 consultas multidisciplinares, 5.479 Serviço de Atendimento Diagnóstico Terapêutico (SADT) e 4.573 serviços de terapia renal substitutiva. A unidade de Rede Estadual de Saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: