Com uma pluralidade de atrações culturais, a programação do São João do Maranhão animou os quatro cantos da Grande Ilha de São Luís no último sábado (22), com festas nos arraiais do Ipem, Canto da Cultura, Santo Antônio, Liberdade, Cidade Operária, Parque da Juçara e na Capela de São Pedro. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, aproveitou a noite para fazer um “tour” por arraiais de São Luís.
Durante o passeio, Brandão prestigiou apresentações de grupos folclóricos e artistas locais, conversou com maranhenses e turistas, e verificou o nível de satisfação da população com a festa.
O governador visitou os arraiais do Canto da Cultura, no Centro Histórico, o Arraial da Assembleia (promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão – Alema) e encerrou a noite no Arraial do Ipem.
Na ocasião, Brandão conferiu de perto a estrutura de segurança mobilizada para garantir a tranquilidade das festas e outros aspectos relacionados à temporada junina, como a geração de emprego e renda e o crescimento na movimentação turística nesse período.
“Estamos fortalecendo a nossa cultura, a nossa tradição. Hoje [o São João do Maranhão] está no Brasil, está no mundo, o nosso festejo é indiscutivelmente o maior São João do Mundo. Estou feliz também porque isso tudo movimenta a economia e gera milhares de empregos”, disse Brandão em entrevista para uma emissora de rádio local.
“No Centro Histórico conversei com vários turistas, não só do Brasil, mas estrangeiros. Eles estão encantados. O que precisa é que o Brasil e o mundo conheçam e é isso que nós estamos fazendo: dando visibilidade ao nosso São João, mostrando-o para o país, para a imprensa nacional”, completou.
O governador destacou, ainda, o potencial das festas juninas para estimular a geração de renda para profissionais de diversos setores. “Motoristas de táxis, motoristas de aplicativos, restaurantes, bares, hotéis lotados. Todo mundo ganhando dinheiro. Ano passado nós investimos R$ 34 milhões, gerou R$ 300 milhões de receita. As pessoas conseguem pagar as suas contas”, afirmou.
Armazém do Empreendedor
No Arraial do Ipem, o governador Carlos Brandão conferiu de perto espaços inovadores instalados na edição deste ano, como o Armazém do Empreendedor, ação coordenada pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc).
O Armazém do Empreendedor ajuda a difundir cadeias produtivas do estado, por meio de produtos e serviços 100% produzidos no Maranhão. O espaço conta com mais de 100 empreendimentos participantes, em regime de revezamento, visando oferecer vastas opções em diversos segmentos, como moda, artesanato, alimentos, bebidas, serviços especializados, entre outros.
0 comentários: