A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 149 pacientes atendidos no primeiro ano da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), instalada no Hospital da Ilha, em São Luís (MA). No total, 104 adultos assistidos e 45 crianças.
"Comemoramos o primeiro ano de funcionamento da UTQ, esse que é um serviço único no estado e que salvou a vida de dezenas de maranhenses. Conversamos com pacientes e conhecemos a história deles e de como a unidade foi e tem sido fundamental para a restauração da saúde, devolvendo-os a seis familiares com segurança", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A UTQ fica localizada no segundo andar do Hospital da Ilha. Com 19 leitos, sendo dois de isolamento, a unidade conta também com uma sala de balneoterapia para realização de banhos em grandes queimados, e uma sala de cinesioterapia para reabilitação de funções motoras do corpo.
No setor, uma equipe multiprofissional faz o acolhimento de pacientes admitidos por queimaduras decorrentes. Entre eles estão médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, estomaterapeutas, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistente social.
Durante 102 dias Nayara Nunes, de 27 anos, foi acompanhada por uma equipe multi da UTQ do Hospital da Ilha. O início da internação ocorreu em janeiro deste ano após acidente de moto quando estava saindo do trabalho.
"Não sabia que tinha uma especialização aqui para queimados. O que é muito importante, porque a gente não tem outra no estado. O atendimento foi muito humanizado, as pessoas aqui são maravilhosas, o tratamento é incrível com a gente e eu me senti muito acolhida por toda a equipe médica", compartilhou Nayara.
O casal Pedro Lucas Pires Santos, de 20 anos, e Maria Clara Silva Meireles, de 17 anos, sofreram um acidente de trânsito em novembro do ano passado e tiveram queimaduras graves nas pernas e nos braços. O casal foi transferido de uma unidade da rede municipal em São Luís para UTQ do Hospital da Ilha.
Tudo aconteceu quando Pedro e Maria estavam retornando de moto da prova do Enem. Eles derraparam no asfalto depois que a mangueira de combustível de um carro ter se rompido e deixado a pista escorregadia. Com a queda da moto houve faísca o que provocou combustão e assim as queimaduras nos dois jovens.
O primeiro atendimento do casal aconteceu no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e depois os dois foram transferidos para leito de UTI do Hospital da Ilha a fim de receberem suporte da UTQ. "Assim que eu cheguei aqui, eu estava desacordada, ainda com ventilação mecânica. Quando eu acordei, meu tratamento foi sempre priorizado para que eu não sentisse dor", recordou Maria Clara Silva Meireles.
Para Pedro Lucas Pires Santos, a recuperação do casal demostra o comprometimento de todo a equipe da UTQ. "A gente deve ter bastante atenção, cuidado em qualquer tipo de situação, porque tudo pode acontecer, independente da hora, do lugar, do momento. Esse serviço é uma coisa ótima, porque ajuda as pessoas a ter cuidado, as pessoas a prestar mais atenção, a se prevenir mais", declarou.
Atualmente a UTQ encontra-se com 10 pacientes internos, sendo 10 adultos e duas crianças, dois destes estão em leitos de UTI Cirúrgica destinados a pacientes com grandes queimados. “Estamos comemorando o primeiro ano de funcionamento da UTQ, que foi um ganho para a população maranhense, sobretudo uma conquista das nossas equipes que se doam diariamente no atendimento e no cuidado a esses pacientes", pontuou a diretora geral do Hospital da Ilha, Ana Carolina Hortegal.
0 comentários: