Fotos: Israel Pontes
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, na última sexta-feira (26), o mutirão de atendimento à saúde, no bairro São Cristóvão, em São Luís. A iniciativa aconteceu no Centro de Ensino Cruzeiro de Santa Bárbara, e garantiu atendimentos em clínica geral, ginecologia, odontologia, urologia, psicologia, pediatria nutrição, além de testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, glicemia e pressão arterial.
"O Governo do Maranhão segue investindo em ações de saúde por todo estado, democratizando o acesso da população a serviços médicos. Entendemos que a prevenção é a melhor estratégia para uma Atenção Primária forte e resolutiva, evitando assim o adoecimento das pessoas, garantindo a elas mais qualidade de vida e bem-estar", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Haianne Rodrigues, de 32 anos, foi uma das beneficiadas com atendimento ginecológico. Na ocasião, ela levou os filhos Michel Raian, de 8 anos, e Raiane Mirelle, de 3 anos, para consulta com pediatra. "Eu achei muito interessante, e como trabalho acabo não tendo tempo para ir a um posto de saúde marcar a consulta. Aqui houveram vários atendimentos, algo muito bom também para toda a comunidade".
Médico Camilo Mendes /Fotos: Israel Pontes
O médico Camilo Mendes explicou a abordagem junto aos pacientes. "Assim que o paciente chega, tentamos entender a saúde de modo geral, os problemas que ele tem e aqueles que podem se desenvolver. Buscamos enfatizar também a prática de atividade física, alimentação saudável e a realização de exames de rastreio de doenças como hipertensão e diabetes, fatores de risco para enfermidades piores".
A ação recebeu o público por demanda espontânea, que além dos serviços em saúde, também contou com espaço de beleza para corte de cabelo com presença de profissional trancista, realizando penteados masculinos e femininos exclusivos.
Luzdayane Santos Silva, de 32 anos, é natural de Primeira Cruz e está de férias em São Luís com a família. Assim que soube da ação, levou os filhos Alex Silva, de 12 anos, e Bianca Silva, de 10 anos, para fazer consulta com pediatra e nutricionista. "Viemos passar férias e aproveitamos o restinho para cuidar da saúde nesta ação social. Vimos aqui a oportunidade de cuidar um pouco da saúde", compartilhou Luzdayane.
Aunila Ramos Soeiro, de 38 anos, aproveitou o dia de folga do trabalho e fez todo o circuito de atendimentos, finalizando com os testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia. Além dela, a filha Mariana Soeiro, de 11 anos, também aproveitou a iniciativa para consulta com clínico geral e pediatra.
"Eu fiz todas as consultas e aproveitei para trazer a minha filha junto comigo. Consegui que ela consultasse com pediatra e garantimos o encaminhamento para psicólogo para fazer acompanhamento para questões como a ansiedade", comentou Aunila.
0 comentários: