Durante o primeiro semestre de 2024, a Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís, registrou 76.468 atendimentos. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é referência em baixo risco habitual para toda região da Área Itaqui Bacanga e bairros da zona rural. A maternidade atende gestantes e puérperas, ofertando cuidado integral à saúde com assistência humanizada e acompanhamento em todas as fases gestacionais de pré-parto, parto e pós-parto.
“Realizamos o pré-natal de baixo risco e o compartilhado, quando identificamos pacientes com algum grau de alto risco, e encaminhamos para referência, e então continuamos acompanhando a assistência do pré-natal. Ofertamos também toda assistência obstétrica de parto e pós-parto, e nossa maternidade é aberta independentemente se essa mulher faz o pré-natal conosco ou não. Admitimos essa mulher e internamos para prestar assistência em toda evolução do parto e pós-parto”, disse a diretora administrativa, Kelma Lucena Aguiar.
A enfermeira obstétrica Juliana Brito, que integra a equipe do ambulatório obstétrico da unidade, destacou os serviços executados no ambulatório. “A rotina no ambulatório consiste em receber as gestantes de baixo risco com consulta de pré-natal. A gente tem todo um cuidado com elas, solicitamos ultrassons, desde morfológica e de imagem, orientamos sobre aplicação do plano de parto e orientações sobre amamentação. Quando observadas outras demandas individuais, contamos com a equipe multidisciplinar que vai prestar toda assistência para que elas se sintam acolhidas e tenham uma boa experiência do parto”, frisou.
Emilly Gomes Ferreira, de 29 anos, é umas das 200 pacientes que fazem acompanhamento de pré-natal na maternidade. Durante consulta de rotina, foi avaliada pela equipe do ambulatório obstétrico e recebeu orientações sobre a evolução do período gestacional.
Atendimento
A maternidade oferta ainda consultas de pré-natal, assistência ao parto com direito a acompanhante, além de vários serviços de exames ambulatoriais, exame de imagem e serviço de imunização. A unidade oferta, ainda, os testes neonatais recomendados pelo Ministério da Saúde, realiza o registro civil de nascimento, conta com uma sala de apoio a amamentação, planejamento familiar realizado pela equipe multidisciplinar. A maternidade conta, também, com cirurgias ginecológicas de pacientes somente para a laqueadura.
Neste ano, a unidade, que é gerenciada pelo Instituto Acqua, realizou também 412 partos, sendo 267 de assistência ao parto normal e 145 cesáreas, 666 internações, 3.493 atendimentos de urgência, 33.406 consultas multidisciplinares, entre outros atendimentos. Em 2022, a maternidade recebeu o selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança e da Mulher (IHAC).
0 comentários: