A jovem Gizelle Gomes, de 9 anos, começou a se queixar para a mãe, Josilane Gomes, de 36 anos, que não conseguia ler direito as anotações no quadro da sala de aula. Segundo a criança, era como ver borrões, mas essa história começou a mudar depois do atendimento recebido com o Programa Cuidar do Olhos – Cirurgias e Óculos, no C.E. João Mohana, no bairro do Vinhais, em São Luís. Até a segunda-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará mais de 30 ações do Programa Cuidar dos Olhos e Cirurgias – Aqui, a Fila Anda em 12 municípios maranhenses.
Outras mil pessoas foram beneficiadas com a estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quarta-feira (17), no Vinhais e Turu, com consultas oftalmológicas, escolha de óculos novos e, caso seja necessário, indicativo de cirurgias para catarata e pterígio.
"Eu sentava na terceira cadeira e quando a professora escrevia com pincel vermelho, eu não estava conseguindo enxergar bem. Mas agora foi perfeito. Colocaram uma lente e a letra estava grande e começou a ficar super bom", disse Gizelle Gomes.
A mãe de Gizelle acrescentou que é um alívio poder saber que a filha enxergará melhor novamente. "A ação foi muito boa e maravilhosa. É satisfatório saber que minha filha vai enxergar melhor, vai ter a visão melhorada com os óculos", comentou.
"Seguimos empenhados em ampliar o alcance das ações e beneficiar toda a população maranhense com essa iniciativa. Acreditamos que o programa implantando pelo governador Carlos Brandão, o Cuidar do Olhos, proporciona mais qualidade de vida, maior autonomia na mobilidade e retorno às atividades laborais e bem-estar da população", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A ação do Programa Cuidar do Olhos também foi realizada no Hospital da Ilha, em São Luís. Leurenice Pimenta, de 39 anos, foi uma das assistidas pelo programa na unidade. "A gente vê a necessidade de muitas pessoas na questão de consultar e comprar os óculos. E isso não só a mim que estou precisando, mas também da população como um todo", observou.
Maria Rosa, de 61 anos, e o irmão Antônio Rosa, de 64 anos, que é deficiente auditivo, foram juntos fazer a consulta oftalmológica no Hospital da Ilha e também escolheram óculos novos. Moradores da Vila Cafeteira, os dois estavam felizes porque tiveram acesso a atendimento sem se preocupar com os custos. "Foi maravilhoso! Isso aí foi uma ideia perfeita, muito boa mesmo! Já estou esperando os meus óculos", disse Maria.
De quarta até segunda-feira, 36 ações acontecem em 12 municípios maranhenses. Serão mais de 19 mil atendimentos entre consultas, cirurgias, prescrição e entrega de óculos.
0 comentários: