Fotos: Israel Pontes
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reafirmou, na últimna quinta-feira (15), em cumprimento de agenda de visitas nas unidades da Rede Estadual de Saúde, no município de Bacabal, que os investimentos realizados pelo Governo do Estado no último um ano e meio teve impacto na vida da população maranhense. O gestor estadual visitou o Shopping da Criança de Bacabal, o Hemonúcleo “Dr. João Jardim Sobrinho e o Hospital de Retaguarda de Bacabal.
"Dialoguei com a população, profissionais de saúde e diretores das unidades, e também acompanhei o atendimento ofertado nos equipamentos da rede estadual de saúde. Cada rede de serviço cumpre um papel muito importante na assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A visita iniciou pelo Shopping da Criança de Bacabal. Inaugurado em fevereiro de 2022, a unidade soma 96.120 atendimentos desde o início das atividades, tendo como público crianças de 2 a 14 anos, incluindo aquelas com diagnóstico fechado para Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), entre outros.
Elcimar Moreira, de 36 anos, é mãe do Valdeci Andrade, de 5 anos. A criança é diagnosticada com autismo nível suporte 1 e recebeu o seu primeiro atendimento no Shopping da Criança. "É a primeira vez que eu estou vindo. Gostei do atendimento da psicóloga. Todo mundo é atencioso e a minha experiência está sendo muito positiva".
Segundo a diretora administrativa da unidade, Mariana Sampaio, a visita mostra o compromisso da gestão com a população. "Vemos a necessidade de ter sempre o acompanhamento do Estado, de como é o suporte e de mostrar às mães e os pais que o bem-estar deles e seus filhos importa, que eles podem contar com o serviço".
No Shopping da Criança de Bacabal, o paciente tem acesso a especialidades médicas como neuropediatra e pediatra, triagem com a enfermagem, acompanhamento com o serviço social, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e exames laboratoriais e de eletroencefalograma, garantindo atendimento completo e individualizado.
A visita prosseguiu no Hospital de Retaguarda de Bacabal. A unidade conta com 35 leitos, sendo 30 de enfermaria e outros 5 de Unidade Cuidados Intensivos (UCI). A estrutura é destinada a pacientes Retaguarda em suporte a pacientes submetidos a procedimentos ortopédicos com apoio de clínica médica e cirúrgica.
Outra unidade visitada pelo secretário Tiago Fernandes foi o Hemonúcleo “Dr. João Jardim Sobrinho”. Inaugurado em 7 de julho de 2023, o equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferta à população os serviços de coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados, para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Até agosto deste ano, o Hemonúcleo coletou 3.146 bolsas de sangue.
"Até a inauguração do serviço, a população de Bacabal tinha que se dirigir ou São Luís, ou Pedreiras, ou Santa Inês e isso era muito complicado. Fizemos um levantamento e já foram quase 10 mil vidas salvas, com a distribuição de concentrado de hemácias, plaquetas, sangue filtrado, tanto que também conseguimos abastecer outros hemonúcleos, como Caxias, Santa Inês, e inclusive o de São Luís.", afirmou o diretor geral do Hemonúcleo, Salderson Araújo.
Também participaram das visitas a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Kátia Trovão; o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, e os deputados estaduais Florêncio Neto e Davi Brandão.
0 comentários: