Para divulgar as potencialidades econômicas do Maranhão e atrair novos investimentos para o estado, o governador Carlos Brandão participa da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex 2024), que acontece em Goiânia (GO) até a quinta-feira (29). Nessa quarta-feira (28), além dos debates da Ficomex 2024, também aconteceu o II Fórum de Governadores do Brasil Central.
Formado pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Rondônia e o Distrito Federal o Consórcio Brasil Central é apoiador da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) na realização da Ficomex 2024.
Brandão afirmou que a Ficomex 2024, bem como o II Fórum de Governadores do Brasil Central, representam uma oportunidade importante para debater gestão econômica, produção de riquezas e geração de emprego e renda.
“A reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central dentro da Ficomex é uma oportunidade de debater pautas que vão além da gestão administrativa. Fizemos uma ampla discussão na área empresarial para fortalecer o comércio local e, acima de tudo, fortalecer as exportações. Esta é uma das regiões mais ricas do Brasil, que se destaca pelo agronegócio, e o Maranhão tem o Porto do Itaqui, que atende a toda essa região. Por isso, apresentamos nossas potencialidades para que os empresários possam ir para o Maranhão, gerando emprego e renda”, assinalou Carlos Brandão.
Ficomex 2024
A Ficomex reúne empresas, entidades empresariais, câmaras de comércio exterior, embaixadas, governos federal, estaduais e municipais e terceiro setor com o objetivo de promover e alavancar o comércio exterior dos sete Estados do Consórcio Brasil Central e nesta edição tem como tema: “O Brasil Central e a geração de negócio com o mercado Global”.
O governador de Goiás e presidente do Consórcio Brasil Central, Ronaldo Caiado, afirmou que a Ficomex 2024 é uma oportunidade de abrir as portas dos estados do consórcio para o comércio exterior.
“Aqui vamos mostrar o potencial de crescimento, a qualidade dos produtos e a competitividade que nossos estados oferecem, buscando também um intercâmbio tecnológico, que é algo indispensável para o desenvolvimento econômico e social na atualidade. Por isso, essa feira é uma via de mão dupla, pois nós estamos apresentando o que temos de melhor e recebendo de volta as melhores oportunidades que eles podem nos oferecer”, assinalou Ronaldo Caiado.
Até a quinta-feira (29), a feira reúne três eixos: negócios, educação e políticas públicas, com mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central.
O presidente da Acieg, Rubens Fileti, disse que a Ficomex 2024 permite que os estados debatam diversos temas fundamentais para o seu desenvolvimento. “Esta feira é uma joia para o Brasil inteiro. Poder falar de política pública, negócios e educação em um evento deste porte é motivo de muito orgulho, pois acredito que por meio destes debates podemos criar um bloco econômico que vai gerar muitas oportunidades”, avaliou.
II Fórum de Governadores do Brasil Central
Além de apresentar as potencialidades econômicas do Maranhão na Ficomex 2024, o governador Carlos Brandão também participou do II Fórum de Governadores do Brasil Central cujo tema foi “Comércio Exterior no Brasil Central: desenvolvimento e integração”.
Durante a feira o fórum buscou fortalecer a cooperação entre os estados do consórcio e promover uma maior inserção desses estados no mercado global, aproveitando as oportunidades que surgem em eventos internacionais como a Ficomex.
Maranhão na Ficomex 2024
O governador Carlos Brandão participou da abertura da feira acompanhado de uma comitiva que reúne as secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), da Agricultura e Pecuária (Sagrima), de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), do Turismo (Setur), de Planejamento e Orçamento (Seplan), de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged).
O Governo levou o Armazém do Empreendedor do Maranhão para a feira, em um formato adaptado para o evento. No Armazém do Empreendedor do Maranhão, 10 empreendimentos dos ramos alimentício, de vestuário e de bebidas foram em busca de prospecção de negócios. Além disso, empresas do ramo energético, do agronegócio e do setor industrial que atuam no estado também participam da feira.
Para o Governo do Maranhão participar da Ficomex 2024 é uma oportunidade para apresentar potencialidades do estado ao comércio exterior, bem como fortalecer as relações comerciais, atração de investimentos, promoção da infraestrutura logística, diversificação da economia e construção de redes de cooperação internacional.
Outra vantagem é a possibilidade que o estado tem de apresentar suas oportunidades de negócios e condições favoráveis para investidores internacionais que estão no evento em busca de novos projetos e oportunidades de expansão. Nesse sentido, o Maranhão pode se destacar como um destino atrativo para investimentos com seu potencial em setores como energia renovável, infraestrutura logística, agronegócio e turismo.
0 comentários: