sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes empossa membros das quatro Câmaras Técnicas de Transplantes

Compartilhar

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, empossou os 21 membros das quatro Câmaras Técnicas Estaduais de Transplantes, na terça-feira (24), em São Luís (MA). A medida visa contribuir para o aperfeiçoamento das normas e o processo de supervisão, gerenciamento e controle das listas de potenciais receptores, estaduais, regionais e nacional, além de garantir a equidade e a transparência na distribuição de órgãos e tecidos para transplantes e enxertos.

“A instalação das Câmaras Técnicas Estaduais de Transplantes é um marco importante no estado, beneficiando diretamente à população que aguarda na lista de transplantes”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, durante a posse dos membros.

As Câmaras Técnicas Estaduais terão caráter consultivo, e serão convocadas pela Central Estadual de Transplantes, de acordo com a demanda. As áreas das Câmaras Técnicas, são: fígado, rim, coração e córneas.

"Eu enxergo em cada um o propósito de transformar vidas que esperam na fila, propósito este que levo comigo todos os dias com esse mesmo amor e carinho. Eu queria agradecer a Secretaria de Saúde que abraçou a causa. Estamos cumprindo um dispositivo legal, apesar de pouquíssimos estados terem câmaras técnicas. Também queria agradecer aos que se disponibilizaram, pela competência e, sobretudo, pelo trabalho que vêm desempenhando ao longo desses anos à frente do transplante", pontuou o coordenador da CET-MA, Hiago Bastos.

Romerito Fonseca Neiva é cirurgião do aparelho digestivo, médico transplantador de fígado, e foi empossado titular da Câmara Técnica Estadual para Transplante de Fígado. "O transplante de fígado é bastante crucial na área da saúde, e modifica radicalmente a vida dos pacientes. Por isso, com a Câmara Técnica será possível trabalharmos para melhorar as nossas práticas e atingir a população que realmente está precisando disso", frisou.

Para a médica cardiologista, Lea Barroso Coutinho, empossada como titular da Câmara Técnica Estadual, área técnica Coração, o momento é o melhor possível. "Estamos em um momento muito bom, de união de todas as forças, estadual, federal, tudo em prol do transplante. Fico feliz porque eu já estou nessa luta há muitos anos, e estou vendo que agora a gente tem uma voz forte, e a criação das câmaras técnicas só vai melhorar. Eu tenho certeza que logo teremos o nosso primeiro transplante", ressaltou.

Também participaram da posse das Câmaras Técnicas Estaduais de Transplantes a secretária adjunta de Assistência em Saúde da SES, Katia Trovão; a superintendente da Regulação Estadual, Thalita Pereira Veiga; a chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, Suzyane Viegas; o diretor geral do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Edilson Medeiros, além dos representantes do Hospital Universitário da Universidade do Maranhão, Teresa Rachel Alencar, Priscila Monteiro, Eurico Santos e Rafaele Queiroz.

Câmaras Técnicas
A coordenação das Câmaras Técnicas fica a cargo do Coordenador da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, como membro nato, que é de responsabilidade do médico Hiago Sousa. Na Câmara Técnica Estadual de Fígado, os membros titulares são: Ana Leatrice de Oliveira Sampaio, Orlando Jorge Martins Torres e Romerito Fonseca Neiva, e os suplentes Rogério Soares Castro, José Maria Assunção Mores e Daniel Wagner de Castro Lima Santos.

A Câmara Técnica Estadual de Rim é composta pelos membros titulares Teresa Cristina Alves Ferreira, José de Ribamar Calixto e Rodrigo Pinto Diniz, e os suplentes Kátia Cronemberger Sousa, Antônio Sergio Leite Minervino e Daniel Wagner de Castro Lima Santos.

Na área do Coração, a Câmara Técnica Estadual reúne como membros titulares Lea Barroso Coutinho e Joseval da Silva Lacerda, e os membros suplentes José Albuquerque de Figueiredo Neto e Norman Eduardo Colina Manzano.

A Câmara Técnica Estadual de Córneas tem como membros titulares Roberta Jansen de Melo Farias e Renato Ezon Ferraz, e como suplentes Andressa Miranda Magalhães e José Bonifácio Barbosa Júnior.

Central de Transplantes

A Central Estadual de Transplantes do Maranhão (CET), equipamento vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como competência organizar, coordenar e regular as atividades de doação e transplante em seu âmbito de atuação. Também controla, avalia e fiscaliza as atividades de que trata esta portaria em seu âmbito de atuação, e elabora o Plano Estadual de Doação e Transplantes.

A CET é responsável pela organização do funcionamento de estruturas especializadas para a procura e a doação de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para transplante. Juntamente com as equipes assistenciais dos hospitais, constituirão a rede de procura e doação de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano, responsável por assegurar a notificação de morte, a avaliação e o acompanhamento de doadores e de suas famílias.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: