O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, apresentou, nesaa segunda-feira (9), o 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2024, na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A exposição é referente aos meses de janeiro a abril e fez destaque a produção dos serviços na rede assistencial, bem como ao montante e fonte dos recursos aplicados pelo Governo do Estado no Sistema Único de Saúde (SUS) no período.
"É um dever nosso também a prestação de contas junto à Casa Legislativa, que fiscaliza todas essas ações. É a quarta vez que nós estamos aqui desde 2022 com esse compromisso, respondendo aos parlamentares e tirando as dúvidas sobre todos os avanços da saúde que nós temos realizado nos últimos anos", afirmou o secretário Tiago Fernandes.
Um importante indicador apresentado foi o de redução na frequência de óbitos maternos. Conforme dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o Maranhão registrou queda de 44,44% de óbitos maternos se comparado ao período de janeiro a abril dos anos de 2023, 2022, 2021 e 2020. A queda também foi identificada quanto aos óbitos infantis em menores de 1 ano, redução de 14,57% referente aos períodos anteriores.
Os óbitos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) também apresentaram queda, com redução de 24,26%. O cenário muito se deve às investidas do Governo do Estado por meio do Programa Cuidar de Todos, através do eixo "AVC – Cada Segundo Importa".
Ao comentar a assistência cardiológica no estado, a deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Alema, Vivianne Martins Coelho e Silva, celebrou os avanços e comentou dos desafios.
"Queria agradecer algumas conquistas. Conforme o secretário falou sobre o Socorrão 2, em Imperatriz, que vai ser uma referência cardiovascular, pois existe uma necessidade de descentralização deste serviço, algo importante para a Região Tocantina. É grande o desafio que existe, não só para o Governo do Estado, mas para todas as prefeituras, e espero que a gente consiga avançar nos próximos anos", pontuou a deputada Vivianne.
Ainda na exposição do 1º RDQA de 2024, o secretário Tiago Fernandes apresentou os dados de redução da frequência de óbitos por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Nos primeiros quatro meses do ano, o Maranhão obteve redução de 19,70% em relação aos anos anteriores, confirmando o sucesso dos investimentos feitos no fortalecimento da Atenção Primária dos municípios.
Também estiveram presentes na apresentação do 1º RDQA de 2024 na ALEMA a secretária adjunta de Atenção em Saúde da SES-MA, Katia Trovão; a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos; a secretária adjunta de Finanças da SES, Nauana Mara Fabiano Campos; o secretário adjunto de Administração e Engenharia da SES, Hugo Ferro; e o secretário Adjunto de Assuntos Jurídicos da SES, Roosevelt Figueira.
0 comentários: