Secretário Tiago Fernandes durante ação em São José de Ribamar
No último fim de semana, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais uma ação do programa Cuidar dos Olhos, oferecendo mais de 800 atendimentos oftalmológicos em São José de Ribamar. Os serviços incluíram consultas, exames, prescrição de óculos e triagem para cirurgias de catarata e pterígio. A ação aconteceu na Escola CAIC, e além de São José de Ribamar, a população de outros sete municípios foi contemplada, somando um total de 5.710 atendimentos.
Na última semana, a assistência oftalmológica teve início na quinta-feira (26) e encerrou no domingo (29), passando por cidades como: Central do Maranhão, Coroatá, Imperatriz, Pastos Bons, Nova York, Santa Luzia e São Luís.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, acompanhou os atendimentos em São José de Ribamar e reforçou o compromisso do governo em cuidar das pessoas. "A saúde dos olhos é essencial para a qualidade de vida da população e a gestão do governador Carlos Brandão está focada em garantir esse cuidado", afirmou o gestor da pasta, Tiago Fernandes.
Durante os atendimentos, os pacientes passaram por exames completos, como dilatação de pupila, refração ocular e avaliação com oftalmoscópio binocular indireto. Quando necessário, a pessoa recebe prescrição para óculos, podendo escolher a armação com o auxílio de técnicos especializados. Também foi realizada triagem para cirurgias de catarata e pterígio.
Entre os pacientes atendidos em São José de Ribamar esteve a decoradora Antônia Valdilene Moraes, de 44 anos, que expressou sua gratidão após ser encaminhada para a cirurgia de pterígio. "Foi excelente. Maravilhoso, porque uma cirurgia dessas é muito cara, né? E hoje eu consegui ser encaminhada. Já marcaram para amanhã no Hospital Carlos Macieira. Estou muito feliz com o atendimento", relatou Antônia.
Além de Antônia, Célia Souza Freitas Araújo, moradora de Vila Kiola, também foi atendida e elogiou o serviço prestado. "Gostei muito do atendimento, a gente teve prioridade, não demorou tanto. O atendimento com as meninas foi ótimo", afirmou.
Sua filha, Marcele, de 23 anos, também participou da ação e comentou sobre a experiência. "Eu gostei muito dos óculos que escolhi", disse Marcele.
Ao todo, 2.200 procedimentos cirúrgicos, entre catarata e pterígio, foram realizados só neste fim de semana, beneficiando moradores de Central do Maranhão, São Luís, São José de Ribamar, Santa Luzia e Imperatriz, garantindo a continuidade do cuidado com a saúde ocular dos maranhenses.
0 comentários: