sexta-feira, 29 de novembro de 2024

FAPEMA e SEIR lançam livro que fortalece a luta pela igualdade racial

Compartilhar

Em uma importante ação comemorativa ao Mês da Consciência Negra, o Governo do Maranhão reuniu diversas iniciativas voltadas para o fortalecimento e a promoção de direitos das comunidades negras. Entre as ações, destaca-se o lançamento do primeiro volume do livro ‘Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial no Maranhão’, organizado pela Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

O evento, realizado no Centro de Cultura Negra (CCN-MA), na noite da última segunda-feira (25), contou com presenças do governador Carlos Brandão, do diretor Científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla, do secretário da SEIR, Gerson Pinheiro, e da presidente da Assembleia, Iracema Vale, entre outras autoridades.

O lançamento do livro marca um momento de grande relevância para o fortalecimento das políticas de igualdade racial no estado. A obra reúne pesquisas e práticas inovadoras, voltadas à promoção da igualdade racial, com o intuito de oferecer novos caminhos para o enfrentamento das desigualdades e o reconhecimento dos direitos da população negra.

Durante seu pronunciamento, o governador Carlos Brandão destacou a relevância da publicação, que reúne reflexões fundamentais sobre o enfrentamento das desigualdades e a valorização da diversidade racial no Maranhão. Ele enfatizou a importância de todos lerem os artigos, que trazem contribuições significativas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para o diretor Científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla, a parceria com a SEIR na realização desta obra é fundamental para apoiar o movimento de valorização da cultura e da história do povo negro no Maranhão. “O livro reúne artigos de autores acadêmicos tratando de várias temáticas relacionadas à promoção da igualdade racial em nosso estado. Os estudiosos e a academia terão em mãos uma coletânea importante sobre este tema”, afirmou Capovilla.

O segundo volume da obra, com dez artigos, está previsto para publicação em março do próximo ano. É papel da FAPEMA incentivar a produção de conhecimento, que tenha impacto direto na melhoria das condições de vida e na promoção da igualdade para todas as pessoas. A parceria entre FAPEMA e SEIR, com o apoio de outros órgãos, demonstra que o trabalho conjunto entre ciência, governo e sociedade é essencial para construir um Maranhão mais justo, inclusivo e igualitário.

O secretário da SEIR, Gerson Pinheiro, destacou a importância da iniciativa. “O Maranhão presta contas do que tem feito em relação à população negra, quilombola e de matriz africana, também faz o lançamento de um livro que reforça o conhecimento sobre estes segmentos. Essa obra serve como orientação para que possamos continuar implementando políticas de igualdade racial da melhor forma possível, a partir das perspectivas da população negra maranhense, e das análises de nossa intelectualidade”, enfatizou Pinheiro.

Segundo a organizadora da obra, Elaine Dutra, o livro traz importantes reflexões sobre o cenário cultural do Maranhão, as contribuições dos povos negros e indígenas e os modos de vida locais. “Tudo isso é fruto de um edital, de uma seleção pública, e temos aqui oito artigos. Em breve será lançado outro volume, com mais dez artigos, totalizando dezoito textos selecionados. Espero que todos leiam e conheçam um pouco mais da análise das políticas públicas de igualdade racial no Maranhão”, comentou.

Mais ações

Além do lançamento do livro, o evento incluiu outras iniciativas importante, como a assinatura de ordens de serviço para a reforma do Centro de Cultura Negra (CCN-MA), a criação do Centro de Referência Quilombola e a entrega de títulos de domínio quilombola. Essas ações complementam os esforços para valorizar as culturas negras e reconhecer os direitos territoriais das comunidades quilombolas.








Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: