segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Pacientes da Policlínica da Criança aprovam ampliação de especialidades e novos serviços

Compartilhar


Pneumologista pediátrica Áurea Martins /Foto: Marcio Sampaio
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), expandiu os serviços na Policlínica da Criança, em São Luís. Agora, a unidade oferece consultas em oito especialidades médicas e realiza mais de 3.000 exames por mês.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou os novos serviços e o acréscimo no número de atendimentos na unidade. Com as ações da SES, o número de atendimentos mensais saltou de 820 para 2.160. As especialidades são as seguintes: neurologia, cardiopediatra, endocrinologia, gastropediatra, ginecologia, otorrinolaringologista infantil, pediatra e psiquiatra infantil.

Agora, a oferta é de 3.070 exames por mês nas áreas de raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância, ecocardiograma, monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa) e densitometria óssea. Anteriormente, a área realizava 1.220 atendimentos mensais.

A Policlínica da Criança passa a ofertar, também, a especialidade de pneumologia infantil. Serão realizados 240 atendimentos por mês, além de exames como espirometria e prova de função pulmonar.

Marluce Silva Nunes, de 38 anos, acompanhou o filho Tiago Nunes, de cinco anos, em uma consulta com a pneumologista na Policlínica da Criança, situada no bairro da Cohab.

Segundo Marluce, o filho, há alguns dias, vem apresentando sinais de cansaço, o que levantou o alerta. "Eu gostei da consulta porque o meu filho foi bem atendido. A médica passou vários exames para fazer e saber o que ele tem. O serviço está aprovado", comentou a mãe do Tiago.

O jovem paciente foi beneficiado com a ampliação da oferta de consultas e exames especializados na Policlínica da Criança. Além da especialidade de pneumologia, ele consultou com psicólogo.

Segundo a pneumologista pediátrica que atendeu Tiago e sua mãe Marluce, a médica Áurea Martins, as consultas também contam com espirometria e prova de função pulmonar em crianças. "As doenças respiratórias são as mais comuns em crianças. Então, a proposta é justamente dar qualidade de diagnóstico e tratamento mais assertivo para esses pacientes pediátricos, com humanização e o máximo de adequação conforme o que eles precisam", frisou.

Rosa Mendonça, de 57 anos, levou o neto Aquiles Mendonça Ferreira, de oito anos, para fazer o exame de ecocardiograma na Policlínica da Criança. O menino está realizando uma série de exames cardiológicos e respiratórios, e esta foi a primeira vez dele na Policlínica da Criança. "Os funcionários são bem receptivos. Estou gostando do atendimento", comentou.

A SES também fez investimentos em serviços nas especialidades de Otorrinolaringologia com videolaringoscopia, nasofibrolaringoscopia, imitanciometria e logoaudiometria. "Estamos muito felizes com esse novo leque de serviços ofertados aqui na unidade. Daqui para frente o impacto positivo no atendimento à comunidade será ainda maior. Para nós da policlínica é muito bom que o Governo do Estado esteja proporcionando essa ampliação", comentou a diretora administrativa da Policlínica da Criança, Raquel Cunha dos Santos.

A policlínica

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, a Policlínica da Criança atende pacientes via encaminhamento médico com agendamento prévio nos canais de comunicação do governo (Disque Saúde, App Procon e Unidades do Viva/Procon).

A unidade compõe a Rede Estadual de Saúde com mais 18 policlínicas que estão situadas em São Luís e no interior do Maranhão.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: