Amanda após ser reconhecida como Soldado da ROTAM. (Arquivo Pessoal)
O Maranhão agora conta com a primeira mulher aprovada no curso da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM), um dos grupamentos mais exigentes da Polícia Militar. A conquista é da cabo Amanda Seixas, de 33 anos, que concluiu o treinamento no último fim de semana, após 70 dias de preparação intensa.
O curso envolveu atividades de tiro, abordagens e práticas operacionais. Dos 70 militares inscritos, apenas 33 foram aprovados. A Rotam é responsável por operações de patrulhamento motorizado e ações táticas em áreas com altos índices de criminalidade, como tráfico de drogas e sequestros.Foto/Arquivo Pessoal
“Não deixe que digam onde é o seu lugar! 1ª mulher Raiada do Maranhão. Que cada mulher se sinta empoderada para seguir seus sonhos, alcançar seus objetivos e mudar o mundo”, disse Amanda após a formatura, usando o termo “Raiada”, como são conhecidos os integrantes da Rotam.
Durante a formação, Amanda enfrentou desafios físicos e psicológicos. “Muitas etapas físicas me exigiram bem mais, por conta da minha fisiologia feminina. Mas eu tinha que superar essas questões se quisesse continuar no meu objetivo. Também tivemos perdas de caras bons de físico, mas o mental faltou”, afirmou.
Atualmente cabo da PM, Amanda também é formada em Enfermagem. No entanto, foi a paixão pela vida policial que sempre falou mais alto. Nos últimos anos, ela dividiu o tempo entre o trabalho, a maternidade, de um menino de quatro anos e uma menina de 11, e o sonho de crescer na corporação.
Fonte: Imirante.com, com informações do g1 MA
0 comentários: