O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), comemorou, nessa segunda-feira (19) os cinco anos de funcionamento do Hospital Dr. Raimundo Lima. Localizada em São Luís, a unidade registrou, somente em 2025, 57.282 exames realizados e 294 admissões hospitalares. Com foco no atendimento de média complexidade, o hospital atua como unidade de retaguarda da rede estadual, com serviços voltados ao cuidado de pacientes com doenças cardiovasculares e em clínica médica.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou o papel estratégico da unidade na rede estadual. “O Hospital Dr. Raimundo Lima, tornou-se um importante elo da assistência hospitalar no estado, especialmente no cuidado aos pacientes com doenças cardiovasculares. Com uma equipe comprometida e estrutura adequada, seguimos avançando na promoção de saúde com qualidade e humanização, ” afirmou.
O hospital conta com 55 leitos, sendo seis de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), 22 de clínica vascular, 22 de cardiologia clínica, três de clínica médica e dois de isolamento. O diretor geral do hospital, Edgar Rabelo, reforçou o compromisso da equipe com um atendimento centrado no cuidado ao paciente.
“Aqui, o atendimento é feito de forma humanizada por todos os colaboradores. Recebemos pacientes de diversos municípios e oferecemos acolhimento e segurança. Quando necessário, o paciente é encaminhado para o Hospital Dr. Carlos Macieira para a realização de procedimentos complementares, ” explicou o diretor.
O aposentado Diortino dos Santos, de 68 anos, foi um dos pacientes que recentemente deu entrada na unidade para realizar um cateterismo. “Fui muito bem atendido. Os profissionais são atenciosos, cuidadosos e muito competentes. Só tenho gratidão pelo carinho com que fui tratado, ” disse.
O Hospital Dr. Raimundo Lima foi inaugurado em 11 de maio de 2020, em pleno enfrentamento da pandemia da Covid-19. Em julho de 2021, com a redução dos casos da doença no estado, a unidade passou a atuar no atendimento de média complexidade, com foco na área cardiovascular e clínica médica, ampliando sua contribuição à rede estadual de saúde.
0 comentários: