O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou o processo de montagem de um Hospital de Campanha para atendimento a casos leves de síndromes gripais no estacionamento do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma, em São Luís. O equipamento deve iniciar as atividades assim que finalizado, e contará com 20 poltronas para medicação e 10 leitos de observação.
"Desde os primeiros sinais do aumento dos casos de síndromes gripais, o Governo do Maranhão está trabalhando para fortalecer a oferta de assistência aos pacientes, principalmente na atenção primária, que é onde o cuidado começa. Por isso, para dar apoio aos municípios da Grande Ilha, estabelecemos um Hospital de Campanha no intuito de ofertar o primeiro atendimento a quem mais precisa, evitando assim o agravamento do quadro clínico e o aumento das internações", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O espaço atenderá pacientes por demanda espontânea de domingo a domingo, sempre de 7h à 00h, em especial aqueles com perfil adultos e idosos, apresentando sintomas leves de síndrome gripal, tais como tosse, febre e mal-estar, mas sem sinais de esforço respiratório.
Ao dar entrada no serviço, o usuário primeiro será submetido à uma triagem com equipe de enfermagem, para em seguida aguardar atendimento designado na área de espera do Hospital de Campanha. Após a liberação, a pessoa receberá suporte de médico clínico que integra a equipe.
Uma vez dentro do fluxo de atendimento, será observada a necessidade, ou não, de administração de medicação, seguida de reavaliação médica. Se não houver necessidade de conduta médica será feita a alta de forma segura. Caso o paciente apresente dificuldade respiratória, o Hospital de Campanha terá suporte de aspirador portátil e balão de oxigênio.
Contudo, caso haja necessidade de encaminhamento, o Hospital de Campanha contará com uma ambulância com estrutura básica disponível no local para fazer o transporte para as unidades de referência.
Se o suporte for de Urgência e Emergência, o encaminhamento será para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais; se para internação hospitalar, os Hospitais da Ilha (Turu), Aquiles Lisboa (Bonfim), Infantil Dr. Juvêncio Mattos (Cajazeiras, Centro) e Dr. Carlos Macieira (Renascença) farão o recebimento dos pacientes.
0 comentários: