sexta-feira, 27 de junho de 2025

Tiago Fernandes fala sobre Hospital de Campanha, vacinação contra a gripe e avanços na saúde

Compartilhar




O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, em entrevista nessa quinta-feira (26), em emissora de rádio local, destacou as principais ações da gestão do governador Carlos Brandão na área da saúde. Entre as iniciativas mais recentes está o combate às síndromes gripais com a ampliação da assistência e da vacinação contra a influenza.

Para reforçar o atendimento à população diante do aumento de casos de síndromes gripais no Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalou um Hospital de Campanha no Multicenter Sebrae, em São Luís, que já ultrapassou 1,2 mil atendimentos em menos de um mês. A estrutura foi montada para atender pacientes com sintomas leves de gripe e, junto com centros de referências criados em parceria com os municípios, tem contribuído para desafogar as unidades de pronto atendimento. O serviço funciona todos os dias, das 7h à meia-noite, para o público adulto e idoso.

O secretário aproveitou a oportunidade para convocar a população a se vacinar contra a gripe. “A vacinação é o caminho! A vacina ameniza muito os sintomas e reduz a possibilidade da evolução da doença para um quadro grave. Com as ações do governo e dos municípios, saímos de 19% para 35% de cobertura vacinal entre o público-alvo, entre eles idosos, gestantes e crianças, mas precisamos ampliar ainda mais essa vacinação no Maranhão”, ressaltou o secretário.

Tiago Fernandes também falou sobre os medicamentos distribuídos pela FEME, explicou que parte dos itens é de responsabilidade do Ministério da Saúde, que envia conforme disponibilidade. Já os medicamentos de responsabilidade do estado estão sujeitos a processos de compra, que podem enfrentar entraves como licitações desertas ou dificuldades com fornecedores.

Em relação à fila de cirurgias, o secretário reforçou que o programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda tem ampliado o número de procedimentos realizados no estado, garantindo agilidade e maior acesso da população. Ele também afirmou que a SES tem trabalhado na ampliação dos serviços cardiológicos em São Luís e Imperatriz, com foco especial na ampliação de cirurgias cardíacas e na estruturação do atendimento e destacou procedimentos e serviços que hoje só existem na rede estadual de saúde como a câmara hiperbárica no Hospital da Ilha para tratamento de Queimados, o ambulatório de cirurgia bariátrica no HCM, entre outros.

Outro destaque da entrevista foi o avanço do Maranhão na área de transplantes. O estado saiu da última para a 13ª posição no ranking nacional de doações de órgãos e realizou, pela primeira vez, um transplante na rede estadual de saúde. O secretário também falou sobre a criação de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) em Imperatriz, fortalecendo a regionalização do serviço e a ampliação do acesso ao transplante no interior do estado.


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: