terça-feira, 1 de julho de 2025

Artigo: Políticas Urbanas Democráticas para construir a Chapadinha do futuro; por (*) Hipólito Cruz

Compartilhar

No próximo dia 07 de julho, o município de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, estará promovendo a 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES, um importante fórum de discussões que terá como objetivo debater e deliberar sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano, de caráter democrático, uma vez que terá a participação da sociedade civil e do poder público. É uma instância preparatória para as conferências estaduais e nacional, onde serão definidas as diretrizes e propostas para a construção de cidades socialmente mais justas, democráticas e sustentáveis.

É de vital importância a mais ampla participação da sociedade civil, pois a Conferência será um espaço aberto, onde todos os inscritos estarão habilitados para discutir os eixos temáticos, e assim, dar as suas contribuições, pois os desafios atuais das cidades brasileiras são gigantescos, principalmente no que diz respeito à gestão financeira (recursos cada vez mais escassos), saúde pública e educação (os repasses constitucionais muitas vezes cobre apenas o custeio, mas não sobra para fazer investimentos), mobilidade urbana, desigualdade social, e a necessidade de promover o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade ambiental. Além disso, a instabilidade política e econômica, a crise financeira, e outros fatores menores agravam a situação.

No caso específico de nossa querida cidade de Chapadinha, as gestões da prefeita Ducilene Belezinha têm avançado muito na política de reformas urbanas, temos visto por toda a cidade várias ações de políticas públicas que vem transformando a paisagem urbanística e promovendo o acesso de todos os cidadãos a serviços públicos mais eficientes. Para fundamentar o que estou afirmando, o nobre leitor pode se dirigir aos bairros do Japão, “Baixão do Sapo”, Vila Isamara e muitos outros, antes esquecidos e estigmatizados, mas que hoje, seus moradores desfrutam da dignidade de viver em um espaço totalmente digno.

O Recanto dos Pássaros, uma comunidade antes discriminada, de difícil acesso e sem infraestrutura, tem se transformado num modelo de bairro, as ações do governo municipal tem chegado lá com força total, e a população já conta com ruas pavimentadas, uma praça com aparelhos para atividade física, UBS e uma creche prestes a ser inaugurada, todos esses benefícios foram fundamentais para transformar a artéria principal do bairro em um grande corredor de comércio, onde já se instalaram: supermercado, farmácias panificadoras, academias, restaurantes, lojas de móveis e eletrodomésticos e outros segmentos econômicos, que estão gerando empregos e dignidade para as pessoas.

É ponto pacífico que muita coisa ainda precisa ser feita, e a gestão da prefeita Belezinha vem trabalhando com muita determinação para entregar à sociedade uma Chapadinha melhor, e neste objetivo, por questão de justiça, não podemos esquecer dos esforços dos nossos grandes parceiros, deputado estadual Aluízio Santos e o casal de deputados federais Josimar Maranhãozinho e Detinha, além do deputado federal Pastor Gil, que têm destinado emendas significativas para o custeio e investimentos nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

Mas construir a Chapadinha do futuro é uma responsabilidade também de cada cidadão e cidadã, por isso que é importante a participação na 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES, que de forma democrática e participativa, dará vez e voz a todos quanto desejam contribuir na construção de uma cidade cada vez melhor.

(*) Contabilista, Pedagogo, Geógrafo e Teólogo. Especialista em Ciência Política, secretário municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e Suplente de vereador pelo Partido Liberal (PL).
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: