terça-feira, 22 de julho de 2025

Cuidar dos Olhos realiza mutirão com 400 cirurgias oftalmológicas, em Axixá

Compartilhar

 

Programa do Governo do Maranhão, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já registrou mais de 350 mil atendimentos oftalmológicos em todo o estado.

Com 400 cirurgias oftalmológicas iniciadas na segunda-feira (21), no Hospital Municipal de Axixá, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais uma edição do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos. O mutirão seguiu até terça-feira (22) e devolve a visão e a esperança a pacientes que aguardavam por um tratamento de média complexidade, muitos sem condições financeiras para custeá-lo. A ação também beneficiou moradores de cidades vizinhas como Icatu, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino.
O programa Cuidar dos Olhos já registrou mais de 350 mil atendimentos oftalmológicos em todo o Maranhão, incluindo a entrega gratuita de 126 mil óculos. Em 2024, foram realizadas quase 40 mil cirurgias e, apenas em 2025, já são mais de 4.800 procedimentos.

A aposentada Raimunda dos Santos, de 79 anos, foi uma das beneficiadas e realizou cirurgia de catarata no olho esquerdo. “Eu estava quase sem enxergar, mas Deus é muito bom. Agora tenho esperança de voltar a ver normalmente. Isso muda tudo na vida da gente”, disse.
No primeiro dia do mutirão, o Governo do Maranhão foi representado pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, reforçando o compromisso da gestão estadual com o acesso à saúde pública e a valorização dos municípios.

“Estamos falando de autonomia, de devolver às pessoas a capacidade de enxergar e retomar suas rotinas. Esse é o nosso compromisso: Chegar a quem mais precisa com resolutividade. O Estado está mais presente, junto dos maranhenses. Toda vez que a gente vier a Axixá, é para anunciar coisa boa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou o impacto direto da iniciativa na vida das famílias. “Quando o Estado chega aos municípios com ações efetivas como essa, estamos construindo um Maranhão mais justo e acolhedor. É assim que se governa: Com ações que tocam a vida das pessoas, garantindo dignidade e qualidade de vida”, pontuou Orleans.

Cirurgias
Os pacientes passaram por avaliação, dilatação da pupila e exame de fundo de olho. Aqueles com indicação e condições clínicas foram encaminhados para os procedimentos.

Abidoral Cardoso, de 69 anos foi triado para a cirurgia de catarata. “Estou achando esta oportunidade muito boa, porque para a gente pagar é mais difícil, além de ter que sair para São Luís, então é ótimo já poder resolver aqui”, afirmou o aposentado.

Esta é a terceira ação do Cuidar dos Olhos em Axixá, onde já foram entregues gratuitamente 600 óculos de grau e realizado cerca de 200 atendimentos para pacientes com glaucoma, totalizando aproximadamente 1.100 atendimentos no município. Ao oferecer cirurgias oftalmológicas de forma gratuita, o governo estadual garante acesso a quem mais precisa, evita deslocamentos longos e contribui para a redução das filas de espera.

A prefeita de Axixá, Roberta Barreto, ressaltou a importância da parceria entre o Estado e o município para ações como essa. “Essa parceria existe desde o início da minha gestão e Axixá só tem a agradecer. Daqui para frente vai melhorar ainda mais. Esse mutirão representa dignidade”, destacou.

Também acompanharam a ação o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro; os prefeitos de cidades de Icatu, Presidente de Juscelino, Cachoeira Grande, entre outras autoridades locais.

Catarata e pterígio

As cirurgias realizadas no mutirão incluem a de catarata — que consiste na implantação de lente intraocular — e a de pterígio, que remove uma membrana que cresce sobre a córnea. Os procedimentos são rápidos, com anestesia local e alta no mesmo dia. Após a cirurgia, os pacientes recebem colírios, receita médica e orientações para o cuidado domiciliar.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: