Evento reúne especialistas e profissionais do Brasil e do exterior para compartilhar experiências, debater iniciativas e promover a integração entre as corporações.
Enfrentamento a desastres, saúde mental e resposta a emergências norteiam os debates do Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom-2025), em Fortaleza (CE), que iniciou na noite desta terça-feira (5) e vai até dia 7. O evento é considerado o maior da América Latina no setor e reúne especialistas e profissionais de todo o Brasil e do exterior para compartilhar experiências, debater iniciativas e promover a integração entre as corporações. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, participa do encontro e destaca a relevância das discussões para o aprimoramento das operações.
“Temos participado de várias discussões para afinarmos o diálogo e consolidar a integração das corporações de bombeiros militar. A atuação conjunta, a troca de experiência e o compartilhamento de informações e técnicas é estratégico e resolutivo para o fortalecimento das operações e padronização dos protocolos de atendimento em todo o país”, pontua o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.
Célio Roberto destaca ainda o simbolismo desta edição, que marca o centenário da corporação cearense. “Nossos parabéns à instituição e que tenhamos com impacto na prevenção de riscos, no combate a desastres e no reforço ao trabalho conjunto”, enfatizou. Um total de 35 militares maranhenses formam a comitiva presente no Conabom.
O Conabom é uma oportunidade para os bombeiros militares se atualizarem sobre inovações tecnológicas no combate a incêndios e desastres naturais, além de estratégias em ocorrências e emergências.
A programação do evento inclui painéis, workshops e palestras voltados à gestão de emergências e ações de Defesa Civil, com destaque para os desastres urbanos, colapsos estruturais, saúde mental dos profissionais de segurança e operações em cenários complexos.
Além dos debates técnicos, o congresso também é ponto de encontro para estreitar laços entre as corporações e entidades públicas e privadas. “Este ambiente colaborativo e de debates é importante para refletirmos sobre os desafios contemporâneos da nossa profissão”, enfatizou o coronel Célio Roberto.
Certificação de cães de resgate
O Conabom marca uma expressiva conquista para o Maranhão. Dois cães de resgate do CBMMA receberam a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate. Após uma série de provas e testes, a cadela Zoey, da raça rastreador brasileiro, foi certificada na modalidade Odor Específico; e o cão Chico, da raça border collie, alcançou certificação em Restos Mortais Humanos. Com isso, eles estão aptos a atuar em operações complexas, em todo o território nacional. Com essas conquistas, a corporação maranhense passa a contar com três cães de resgate certificados nacionalmente.
Para o 3º sargento Valberto Marreiros, que acompanha Chico, a certificação é um marco para o Maranhão, ampliando o serviço de busca especializada. A sargento Sarah Raquel Alves, responsável pela Zoey, destacou o apoio e diálogo constante do Comando Geral para esta conquista.
0 comentários: