Portal CN1 News, com informações da Agência Brasil
Começou nesta segunda-feira (29) em Brasília a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. O encontro, que será realizado até quarta-feira (1º), é coordenado pelo Ministério das Mulheres (MMulheres) e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).
Após quase dez anos, o espaço de participação social reunirá cerca de 4 mil participantes, incluindo delegadas, convidadas e observadoras. A etapa nacional é o resultado de uma mobilização que percorreu todo o país e contabilizou a participação de mais de 156 mil mulheres nas etapas preparatórias (municipais, estaduais e livres).
Temas centrais em debate
Com 3.831 representantes credenciadas para a fase final, a 5ª CNPM tem uma pauta extensa de debates, que serão discutidos em grupos simultâneos, abordando as propostas elaboradas em todo o país. Entre os temas centrais estão:
. Enfrentamento às desigualdades sociais, econômicas e raciais;
. Combate à violência contra as mulheres;
. Aumento da participação feminina em espaços de poder e decisão;
. Fortalecimento das políticas de cuidado e de autonomia econômica;
. Questões de saúde, educação e assistência social;
. O fim da escala 6x1;
. Direitos reprodutivos.
A Conferência não apenas debaterá políticas, mas também abrigará uma feira de economia solidária, reforçando a importância do fortalecimento econômico feminino.
0 comentários: