Portal CN1 News, com informações da DPE/MA
Fotos: Divulgação/DPE/MA
Durante quatro dias, as cidades de Brejo e Santana do Maranhão foram beneficiadas pela "Carreta dos Direitos" da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). O projeto "Inclusão e Cidadania sobre Rodas" realizou mais de 3 mil atendimentos, com o objetivo de garantir direitos e transformar vidas, especialmente para aqueles em comunidades rurais e com acesso limitado a serviços.
Um dos casos emblemáticos foi o dos irmãos Luís Alves e Raimundo. Após mais de 50 anos sem o sobrenome paterno, eles deram entrada no processo de reconhecimento de paternidade através da Defensoria, recuperando parte essencial de sua identidade.
A ação, realizada em parceria com o Governo do Estado, o município de Brejo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (Arpen/MA) e a Equatorial Energia, ofereceu atendimentos jurídicos gratuitos, incluindo questões de registros públicos, divórcio e pensão alimentícia.
"A Defensoria Pública, com a Carreta dos Direitos, não apenas leva serviços a quem precisa, mas também resgata a dignidade e a cidadania de pessoas como os irmãos Luís e Raimundo", destacou a defensora pública Maiele Morais, diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos, que conduziu a ação junto à assistente social Rosicleia Costa.
Foram também disponibilizados serviços como emissão de documentos, cadastro em benefícios sociais, atendimentos de saúde e orientações gerais. A iniciativa reforça o compromisso da Defensoria Pública na luta pela cidadania e dignidade, provando que a justiça, quando acessível, chega a quem mais precisa.
0 comentários: