O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou, na sexta-feira (26), do acolhimento dos 30 médicos especialistas pelo Programa Agora Tem Especialistas (PATE), em cerimônia realizada no auditório do Hospital Universitário da UFMA, em São Luís. Idealizada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem por objetivo aliar provimento em regiões prioritárias e integração ensino-serviço, resultando em mais cuidados especializados acessíveis a população, além de estímulo à pesquisa e inovação em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Presente na solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, disse que o programa simboliza a democratização do acesso à Saúde. “O programa visa melhorar o acesso a especialidades médicas no Maranhão. O nosso estado ocupa o segundo lugar no Nordeste em tempo de espera por atendimento especializado. Logo, a iniciativa vida ser uma colaboração entre governo federal, estadual e municipal, de forma que os profissionais de saúde sejam ferramentas essenciais para democratizar o acesso ao SUS. Há um esforço para conectar UBS, municípios, estado e União para resolver gargalos no SUS”, destacou.
Os médicos especialistas atuarão em hospitais, policlínicas e centros de especialidade situados em 16 municípios, distribuídos em oito Unidades Regionais de Saúde (URS) do Maranhão. Entre esses municípios estão São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal, Pinheiro, Santa Inês, Pedreiras, Timon, entre outros.
“O SUS funciona através da colaboração entre União, estados, municípios, entre as universidades e o setor privado. A atenção especializada no Brasil é 75% realizada pelo setor privado, tornando o diálogo com este setor essencial para garantir o direito à saúde, especialmente para crianças. Por isso o nosso objetivo é reduzir o tempo de espera para cirurgias e outros procedimentos especializados, atendendo a uma demanda da população por mais esforços coordenados entre os entes federativos, universidades e hospitais”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo.
Uma vez no território, os profissionais irão atuar em 10 eixos de especialidades, entre as quais oncologia, coloproctologia, endoscopia digestiva, videolaparoscopia, ginecologia, ultrassonografia, anestesiologia e ecocardiografia.
Vanine Alencar é médica ginecologista e integra o grupo de médicos homologados para atuar no município de Pedreiras. “A expectativa é muito alta. No ano de 2019 eu fiz parte do programa Mais Médicos e agora, depois que eu fiz minha especialização, abriu essa oportunidade resolvi aderir. Penso que a população só tende a ganhar, porque sabemos que muitas pessoas não têm acesso a especialistas no município em que moram. Esperamos também que o programa seja uma oportunidade de atualização e aprimoramento científico”.
Acompanhando a solenidade, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS) e também secretária de Saúde de Vargem Grande, Thaís Mesquita, a chegada dos 30 especialistas ao Maranhão vai impulsionar a saúde nos municípios. “O objetivo é reduzir as desigualdades no acesso à saúde para pacientes do SUS. Vamos avançar no diagnóstico, permitir que os pacientes do SUS sejam beneficiados com especialistas. É um importante momento na construção de uma saúde mais qualificada nos territórios”.
Para 2026, a estimativa é que seja feita a expansão de residências em saúde no SUS. Estão em processo de credenciamento para o estado 39 programas de residência médica e mais dois programas de residência em área multiprofissional de saúde.
Ao final da solenidade, o secretário Tiago Fernandes e o secretário Jerzey Timóteo fizeram a assinatura simbólica do termo que autoriza o repasse de recursos financeiros destinados aos municípios para execução de obras de construção de Unidade Básica de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e para fortalecimento dos serviços de saúde pública do SUS.
0 comentários: