A Policlínica de Santa Helena, entregue no sábado (15), pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), passa a fortalecer a rede de atenção especializada da Baixada Maranhense. Com capacidade mensal para uma média de 25 mil atendimentos, distribuídos entre consultas médicas, acompanhamento multiprofissional e exames diagnósticos. Cerca de 399 mil pessoas da Região de Saúde de Pinheiro são beneficiadas.
A Policlínica reúne seis consultórios médicos, quatro consultórios multiprofissionais, setor de exames, área de coleta laboratorial, salas de procedimentos e uma Central de Material e Esterilização. As especialidades incluem cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia, ginecologia, psiquiatria e urologia, além de atendimento multiprofissional em serviço social, enfermagem, nutrição e psicologia.
Para o secretário de Estado Extraordinário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, a rapidez da obra gera um grande impacto positivo na região. “Hoje, Santa Helena recebe uma policlínica com padrão de qualidade, totalmente equipada e construída em cinco meses. Uma unidade que atende toda a região", destacou.
A unidade também vai oferecer exames como MAPA, Holter, eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassonografia, raio-x, endoscopia, colonoscopia, colposcopia, citopatológico, biópsias, exérese de pólipos uterinos e avaliação urodinâmica. A ressonância magnética será incorporada em breve, ampliando o volume mensal de SADT.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que a entrega integra uma série de ações recentes do governo. “Aqui, em Santa Helena, nós entregamos uma unidade que democratiza o acesso à saúde. Especialidades, exames de imagem, estrutura moderna. Quem precisava se deslocar para Pinheiro ou outras cidades agora terá atendimento aqui", disse.
Moradoras da cidade celebraram a chegada da unidade. Maria Evangelina Pinheiros, 60 anos, afirmou que a policlínica vai mudar rotina da comunidade. “Foi uma bênção. Antes a gente tinha que pagar médico ou viajar. Agora teremos especialistas e exames aqui.” a cuidadora, Clemilda de Jesus Souza, reforçou o sentimento de alegria. É um sonho dos helenenses", agradeceu.
Rede
A Policlínica de Santa Helena passou a integrar a Rede Estadual de Policlínicas, que conta agora com 19 unidades em funcionamento no Maranhão, distribuídas em São Luís, São José de Ribamar, Santa Inês, Imperatriz, Caxias, Codó, Barra do Corda, Açailândia, São Bento e demais regiões. As marcações seguem por encaminhamento do SUS. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 13h.
O prefeito de Santa Helena, Joãozinho Pavão, afirmou a alegria da cidade em receber tantas obras. “Isso aqui é um sonho realizado. Há um ano conversamos com o governador sobre a necessidade de uma policlínica, e hoje o compromisso está concretizado. A unidade beneficia Santa Helena e toda a Baixada, uma região que precisava muito desse atendimento, afirmou o prefeito.
Participaram do evento prefeitos e prefeitas da região, incluindo Fechinha (Central do Maranhão), Gilson Lima (Presidente Sarney), André da Ralpnet (Pinheiro) e Heliezer do Povo (Peri Mirim). O ato contou ainda com a presença da deputada federal Amanda Gentil, do deputado estadual Glauber Cutrim e do secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.


0 comentários: