Por Luiz Carlos Jr./Portal CN1
A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizou nesta sexta-feira (28) uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, com o tema “Celebrando a Consciência Negra”.
O evento reuniu autoridades, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais para discutir políticas de enfrentamento ao racismo, valorização da cultura afro-brasileira e promoção da igualdade racial no município.
A programação contou com debates, entrega de certificados e apresentações culturais, reforçando o compromisso da gestão municipal com a luta contra todas as formas de discriminação e com a construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva.
A prefeita Ducilene Belezinha foi representada no evento pela diretora do Instituto de Previdência de Chapadinha (IPC), professora Maria Coelho, que participou da programação em alusão ao Dia da Consciência Negra realizada nesta sexta-feira (28).
A celebração contou ainda com uma apresentação cultural do tradicional Tambor de Crioula, que levou música, dança e ancestralidade ao público presente. Ao final, foram entregues certificados de honra ao mérito a pessoas e instituições que contribuem com o fortalecimento das políticas públicas de combate ao racismo e à intolerância em Chapadinha.
Durante a programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, dez personalidades foram homenageadas com o Diploma de Honra ao Mérito pelas relevantes contribuições à promoção da igualdade racial em Chapadinha. Entre os reconhecidos estiveram a prefeita Ducilene Belezinha, o deputado estadual Aluizio Santos e as ex-secretárias de Igualdade Racial Abdoanes Lago da Cruz, Francisca Pessoa e Aparecida Oliveira.
Também receberam a honraria o líder quilombola Francisco Saraiva, o babalorixá Jucivan Barbosa da Cruz, a gerente de Projetos do SEBRAE, Jacirema de Cássia, a socióloga Ivana César e o professor Jânio Ayres, todos destacados por suas atuações em defesa dos direitos, da cultura e da valorização da população negra.
Além disso, foi concedido um diploma in memoriam à líder quilombola Maria da Conceição, da comunidade Barro Vermelho, cuja homenagem foi recebida pelo representante José Orlando, simbolizando o reconhecimento ao legado deixado em prol da luta contra o racismo e pela garantia de direitos.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão da prefeita Belezinha com a construção de uma sociedade mais justa, diversa e igualitária.







0 comentários: