A deputada Iracema Vale (PSB) está prestes a ter sua reeleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão confirmada, possivelmente por unanimidade, no Supremo Tribunal Federal (STF).
O julgamento, que já registra placar de 8 a 0 a favor da parlamentar, deve ser retomado nos próximos dias no plenário virtual da Corte, após meses de interrupção.
A ação foi movida pelo partido Solidariedade, do deputado Othelino Neto, seu principal adversário na disputa, e questiona o critério de desempate usado no pleito de 13 de novembro de 2023, quando Iracema venceu a eleição pelo critério da maioridade previsão expressa no Regimento Interno da Assembleia.
O caso ganhou destaque por ter simbolizado o rompimento entre o grupo político do ministro Flávio Dino e o do governador Carlos Brandão, que apoiou a reeleição de Iracema Vale.
A relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, reconheceu a legalidade do processo e foi acompanhada por outros sete ministros, consolidando uma maioria irreversível.
O julgamento chegou a ser suspenso por um pedido de destaque do ministro Luiz Fux, que posteriormente desistiu da medida, permitindo a retomada virtual do caso.
Com a confirmação do resultado, Iracema Vale permanecerá legitimamente à frente do Legislativo maranhense até dezembro de 2026, encerrando de vez uma das disputas mais emblemáticas da política estadual recente.

0 comentários: