quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Cadela farejadora do Corpo de Bombeiros do Ceará morre durante buscas por crianças desaparecidas em Bacabal

Compartilhar


Foto: reprodução / redes sociais
Morreu, na madrugada desta quinta-feira (15), uma cadela identificada como Iara, que integrava a equipe do Corpo de Bombeiros do estado do Ceará e estava na força-tarefa de buscas pelas crianças desaparecidas no município de Bacabal, no Maranhão. Segundo informação dos militares, o animal faleceu no momento em que se deslocava para a operação de buscas na cidade maranhense.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Iara apresentou sintomas de torção gástrica já nas proximidades do destino final da missão. Apesar dos cuidados recebidos, a cadela não resistiu e morreu nos braços do seu condutor.

Após a confirmação da morte da cadela, uma homenagem foi realizada em uma das bases da operação, localizada no povoado Santa Rosa. A cerimônia reuniu integrantes das equipes envolvidas nas buscas e foi comandada pelo Coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Célio Roberto.

Não há, até o momento, maiores informações sobre o que teria causado a morte do animal. Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará lamentou o falecimento da cadela Iara. 

Leia a nota na íntegra:
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento da cadela Iara, integrante da Companhia de Busca com Cães, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (15/01), durante o deslocamento para uma operação no interior do estado do Maranhão.

Iara passou a apresentar sintomas compatíveis com torção gástrica já nas proximidades do destino final da missão. Apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e veio a óbito nos braços de seu condutor, o sargento João, companheiro de jornada e de incontáveis operações.

De origem inesperada e raça inicialmente desconhecida, Iara rapidamente se destacou pelo temperamento singular, pela dedicação ao trabalho e pela forte conexão com a tropa. Ao longo de sua trajetória operacional, participou de cursos fora do estado, integrou grandes operações, a exemplo da atuação em Mossoró, contribuiu diretamente para a localização de vítimas e entrou para a história da corporação ao se tornar a primeira cadela da raça Braco Alemão certificada nacionalmente pela Ligabom na prova de Odor Específico.

Neste momento de luto, o CBMCE se solidariza com todo o efetivo da Companhia de Busca com Cães, desejando força e serenidade para seguir na missão, mesmo diante de uma perda tão dolorosa.





























Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: