O Governo do Estado, por meio do Programa "Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos", estratégia desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), beneficiou 260 pessoas com procedimentos de catarata e pterígio no Hospital Regional de Açailândia, no sábado (10) e domingo (11).
A ação acolheu pacientes previamente triados pelos municípios da região, devolvendo a autonomia e bem-estar com visão de qualidade.
"Consolidar o Cuidar dos Olhos como uma política pública de alto impacto social significa garantir que maranhenses de todas as idades voltem a enxergar com dignidade. Cada consulta, cada óculos entregue e cirurgia realizada representa mais segurança, qualidade de vida e mais cuidado com as pessoas. É o SUS chegando onde se mais precisa, com resolutividade e humanidade", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
No sábado, a iniciativa estadual atendeu 148 pessoas, sendo que 101 realizaram o procedimento de catarata, enquanto que 47 de pterígio. Já no domingo outras 112 foram beneficiadas, com 75 de catarata e 37 de pterígio.
A catarata é a opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que provoca visão turva e dificulta atividades como leitura, direção e reconhecimento de rostos. O pterígio, por sua vez, é uma lesão que cresce na superfície do olho e, nos casos mais graves, pode avançar sobre a pupila e comprometer a visão.
O Cuidar dos Olhos é uma estratégia do Governo do Estado executada pela SES cuja missão garantir às pessoas o acesso a consultas oftalmológicas para escolha de óculos de grau novos e encaminhamento para cirurgias de catarata e pterígio aos que necessitam do procedimento.
Entrega de óculos
Ainda neste fim de semana, no sábado (10), o Governo do Estado fez a entrega de 698 óculos novos a pessoas atendidas pelo Programa "Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos" com consultas oftalmológicas, na Vila Embratel, em São Luís. A entrega foi realizada no Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) Itaqui-Bacanga, como etapa final de um processo estruturado de atenção e resolução do cuidado.
Desde a implantação do programa, em 2023, até dezembro de 2025, foram registrados mais de 640 mil atendimentos no Maranhão, incluindo cerca de 320 mil consultas e exames oftalmológicos, 54 mil cirurgias realizadas e a entrega de 266 mil óculos de grau.


0 comentários: