O Governo do Maranhão realizou, na quarta-feira (7), 10 entregas simultâneas de óculos de grau, beneficiando 4.775 pessoas em diferentes regiões do estado. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, que nesta etapa integra as ações do Programa Maranhão Livre da Fome, ampliando o alcance às políticas públicas voltadas ao acesso a serviços essenciais de saúde e à redução das desigualdades sociais.
Durante as entregas realizadas em Tutóia, onde 289 pessoas foram beneficiadas, e em Chapadinha, com a distribuição de 461 óculos, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou o alcance da iniciativa e o compromisso do governo em manter a política pública de forma contínua. “Essa é uma iniciativa que devolve qualidade de vida, dignidade e autonomia às pessoas. Enxergar bem impacta o aprendizado, o trabalho e a vida cotidiana. O governador Carlos Brandão seguirá garantindo que essa política pública chegue a quem mais precisa, porque cuidar da visão também é cuidar das pessoas”, afirmou o secretário.
A iniciativa fortalece a presença da gestão estadual nos territórios e assegura cuidado em saúde de quem enfrenta dificuldades de acesso a consultas, exames e à aquisição de óculos de grau, com impacto direto na autonomia, no bem-estar e na inclusão social.
Além de Tutóia e Chapadinha, as entregas ocorreram em Monção, Araioses, Alto Alegre, Coelho Neto, Buriticupu, Santa Quitéria, São Vicente Ferrer e Nova Olinda.
Entre as pessoas beneficiadas em Tutóia, a moradora do Povoado Ananás, Maria da Conceição Félix, de 47 anos, destacou a importância do programa. "O programa é muito bom. Tem muita gente que precisa e não tem como pagar a consulta e comprar os óculos, pois as coisas estão difíceis", pontuou.
Em Chapadinha, o aposentado Luis Carlos dos Santos, de 66 anos, contou que utilizava óculos antigos há mais de um ano e já não conseguia enxergar adequadamente. “Eu já não conseguia mais enxergar com esse óculos, porque ele estava muito antigo e não resolvia mais. Essa iniciativa do governo é muito importante, porque ajuda a gente a recuperar a visão e também alivia no orçamento”, afirmou.
Já a estudante do 6º ano, Maria Cecília de Araújo, de 12 anos, relatou que a dificuldade visual vinha prejudicando o desempenho escolar. “Eu nunca tinha usado óculos e isso já estava me atrapalhando nas atividades da escola, porque não conseguia enxergar direito de longe. Agora a expectativa é que seja bem diferente”, disse.
Atendimentos
Desde a criação do Programa Cuidar dos Olhos, em 2023, até dezembro de 2025, a iniciativa já contabiliza mais de 640 mil atendimentos em todo o Maranhão, incluindo cerca de 320 mil consultas e exames, 54 mil cirurgias e 266 mil óculos entregues. Somente em 2025, foram registrados mais de 307 mil atendimentos, com a distribuição de 135 mil óculos, consolidando o programa como a maior política pública de saúde ocular do estado.


0 comentários: