Instagram: @roseanasarney / Reprodução
A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB-MA), de 72 anos, informou na noite de domingo (18) que está internada para tratar uma pneumonia. Ela enfrenta a infecção enquanto faz tratamento contra um câncer de mama triplo negativo, considerado um dos tipos mais agressivos da doença.
Roseana contou que recebeu alta na quinta-feira (15), mas precisou retornar ao hospital na sexta-feira (16) para tratar a pneumonia. O tratamento está sendo realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
“Agora vou direto para a cirurgia e estou muito esperançosa. Acho que vai dar tudo certo. Conto com a oração de vocês e, claro, com a proteção de Deus”, disse em vídeo publicado.
Roseana revelou o diagnóstico em agosto de 2025. Segundo ela, a última sessão de quimioterapia, marcada para 27 de janeiro, foi suspensa pela equipe médica. A deputada informou ainda que deve passar por uma cirurgia em breve.
Desde o diagnóstico, a deputada tem compartilhado nas redes sociais detalhes do tratamento. Ela admite que o processo não tem sido fácil, mas afirma manter a fé e a esperança na cura.
Segundo a American Cancer Society, o câncer de mama triplo negativo representa entre 10% e 15% dos casos da doença. Ele é considerado mais agressivo porque cresce e se espalha rapidamente, tem menos opções de tratamento e apresenta prognóstico mais desafiador.
O tipo é mais comum em mulheres com menos de 40 anos, negras ou com mutações no gene BRCA1.
Histórico de saúde
Esta não é a primeira vez que Roseana enfrenta um câncer. Em 1998, durante a campanha de reeleição ao governo do Maranhão, ela foi diagnosticada novamente e passou por quatro cirurgias, incluindo a retirada de um nódulo no pulmão, um tumor na mama, uma histerectomia e a remoção de nódulos intestinais.
Os procedimentos foram realizados pelo médico Raul Cutait e duraram cerca de oito horas. Até 2016, Roseana já havia passado por 23 cirurgias para remoção de tumores benignos e malignos — o primeiro deles aos 19 anos.
Marcus Cidreira, g1 MA — São Luís

0 comentários: