quarta-feira, 18 de março de 2026

Rede nacional vai combater tráfico de armas

Compartilhar


Foto: Divulgação/Polícia Federal 
Portaria publicada na edição de terça-feira (17) do Diário Oficial da União cria a Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Armas, Munições, Acessórios e Explosivos (Renarme).

A Portaria n°63/2026 – assinada pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa e da Fazenda – reúne órgãos federais e estaduais com a finalidade de fortalecer o combate à circulação ilegal de armamentos no país.

A rede, coordenada pelo Ministério da Justiça, pretende integrar os sistemas e aprimorar as ações de inteligência, fiscalização, investigação e operações integradas, além da produção de conhecimento qualificado entre os órgãos.

Principais objetivos:

. promover o compartilhamento de dados para enfrentamento ao tráfico de armas, munições, acessórios e explosivos;

. estimular a integração de profissionais, metodologias e interesses;

. viabilizar capacitação contínua de profissionais;

. executar operações integradas.

A norma prevê ainda a possibilidade de parcerias técnicas com instituições privadas, desde que haja instrumentos jurídicos com definições de responsabilidades e limites de atuação.

A Renarme entra em operação a partir da publicação da portaria.

Agência Brasil 
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: