sábado, 2 de novembro de 2013

Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, acompanha os trabalhos de construção da Nova Estação de Tratamento de Água da cidade

Compartilhar




Um compromisso de governo que a prefeita Ducilene Belezinha está cumprindo: buscar resolver o problema da falta de água apropriada para o consumo. 

Sábado, 02 de novembro de 2013



Os trabalhos para a construção da nova estação de tratamento de água de Chapadinha começaram há uma semana. O secretário de infraestrutura, o gerente da CAEMA e os engenheiros responsáveis pelo serviço, visitaram na tarde da última quinta-feira ( 31 ), o canteiro de obra, que já foi limpo. 

A área, que fica próximo à barragem da Itamacaoca, terá uma capacidade de 504 metros cúbicos, o que significa cerca de 500 mil litros de água por hora, o valor da obra está orçado em 23 milhões e 400 mil reais. A atual estação, que fica no centro da cidade, tem capacidade de 250 metros cúbicos, com aproximadamente 190 mil litros de água por hora, e já não é mais suficiente para atender à demanda.


De acordo com o gerente da CAEMA, Francisco Guimarães, o prazo de conclusão da obra é de 15 meses, e com o funcionamento dessa nova estação, o problema de abastecimento de água na cidade deve ser resolvido.

“A nova estação de tratamento terá capacidade de atender a população de Chapadinha na íntegra. Sem dúvida nenhuma além, da adequação da área de captação da água da Itamacaoca e com os reforços de poços, que serão perfurados na área da barragem, e também no âmbito da cidade, em pontos estratégicos, para dotar todo os sistema de distribuição de água para atender a cidade. 

Essa obra está sendo possível graças a intervenção junto ao governo Federal e a atual prefeita, sempre empenhada, colaborando e cobrando soluções isso sem dúvida ajudou bastante”, disse o gerente da CAEMA, Francisco Guimarães.

Um compromisso de governo que a prefeita Ducilene Belezinha está cumprindo: buscar resolver o problema da falta de água apropriada para o consumo. 

Para isso, além da nova estação de tratamento, o município, através de convênios, conseguiu a perfuração de 4 poços em pontos estratégicos da cidade e de acordo com o secretário municipal de infraestrutura, Aluísio Santos, as conquistas não param por aí, pois recentemente, mais um poço, no bairro das Terras Duras, será perfurado. Totalizando 5 poços interligados em rede, que deverão suprir as necessidades da população.

“É uma alegria ver a obra iniciada e o empenho da prefeita Ducilene Belezinha e do novo gestor da CAEMA, que assumiu o compromisso de trabalhar para acabar com o problema da falta de água na cidade. Assim que a prefeita assumiu, ela pediu que as secretarias providenciassem toda a documentação necessária para que agilizar o processos para a perfuração dos poços e hoje podemos comemorar os cinco poços: 1 no Mutirão, 1 no Bairro Novo, 1 no Recanto dos Pássaros, 1 no Areal e mais um nas Terras Duras, que até o mês de dezembro deve ser iniciado”, informou o secretário.

Quanto ao sistema de abastecimento do conjunto habitacional das mil casas, o secretário informou que o local possui abastecimento próprio.

Paralelamente à construção da nova estação, a CAEMA também, deve perfurar mais 4 poços, na área da barragem, todos de grande profundidade, cerca de 300 a 400 metros. A companhia também, já iniciou os trabalhos de elevação do nível da barragem da Itamacaoca, cerca de 4 metros a mais, o que irá aumentar a capacidade de armazenamento de água, complementando a vazão da água e assim evitar o desabastecimento na cidade.

“Vai ser feita uma elevação do nível da barragem para aumentar a capacidade de armazenagem da barragem. Já foi iniciado o trabalho de terraplenagem e estamos dentro do cronograma e o próximo passo vai ser feito, conjuntamente, a estação de tratamento, a casa de química e o laboratório, finalizando com a rede de distribuição que vai ser uma ampliação torna de 110 quilômetros de rede de distribuição”, explicou o engenheiro de fiscalização da CAEMA, Raimundo Jansen.




ASCOM/PM
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: