sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

“A luta foi nossa, mas a vitória é do Povo”, diz Omar Furtado sobre o cancelamento da construção do presídio em Brejo-MA

Compartilhar



Por Blogs CN1 e WF

Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2014



O Secretário de  Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP) Sebastião Uchoa, recebeu em seu gabinete na tarde de ontem (16) uma comitiva da cidade de Brejo, composta  pelo  prefeito Omar Furtado, vice Chico Caldas, secretários municipais,  Mano, Lourinaldo, Juliano, Chico Belinha, James, procurador do município, Dr.  Josifranck  e pelos vereadores Daniel Filho (presidente da câmara), João Leriano (vice presidente), Olívia Caldas, Maíza, Darlene, Gilberto e Rosa Seles.   





A comitiva liderada por Omar Furtado entregou uma Carta Aberta assinada por moradores e autoridades brejenses solicitando a não construção do presídio. Após um rodada de conversa, Uchoa acolheu o pedido e informou que o presídio não será mais construído em Brejo.






O secretário explicou que o presídio não oferece risco aos moradores, uma vez que a segurança será feita pela própria SEJAP e trata-se de um presido regional, onde seriam encaminhados somente presos oriundos dos municípios que compõem a região do Baixo Parnaíba, mas que mesmo assim, compreendeu a preocupação do povo brejense e resolveu atender as reivindicações.


Falha de comunicação




Segundo Omar, a prefeitura de Brejo não participou da reunião realizada em julho do ano passado na SEJAP, na qual ficou definido que seu município iria receber o presídio. “O convite para esta reunião foi feito a vários municípios, menos a Brejo, que não enviou nenhum representante e, no entanto resolveram mandar o presídio para nossa cidade e obviamente não aceitamos, já que sequer fomos consultados”, disse o prefeito. Leia Aqui:  Sejap se reúne com prefeitos do Baixo Parnaíba para tratar sobre construções de unidades prisionais na região.




Uchoa esclareceu que a escolha e Brejo se deu por decisão do governo do estado que, através da SEJAP, acatou o pedido da comissão formada por prefeitos, Justiça e polícia civil da região, para que o presídio fosse construído naquela cidade, pelo fato de o estado já dispor de terreno no município, mas reconhece que houve falha por não ter comunicado às autoridades brejenses.



Após a decisão, Omar comemorou e disse que a luta foi dele, mas a vitória é do povo. Durante vários dias Omar se empenhou nessa luta, mobilizando parlamentares, secretários e outras autoridades em atendimento às reivindicações da população.



Ele destacou ainda o apoio dos sete vereadores que fizeram parte da comitiva e que se empenharam com argumentos consistentes contra a construção do presídio e finalizou: “Vamos continuar lutando pelos investimentos que possam gerar emprego e renda e trazer desenvolvimento e boa qualidade de vida à nossa população”.

Veja mais fotos do encontro:





Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: