quarta-feira, 28 de maio de 2014

Prefeitura de Chapadinha realiza programação alusiva ao Dia de Luta pela Saúde da Mulher

Compartilhar



A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria da Mulher  e apoio da secretaria de Saúde, está promovendo uma vasta programação alusiva ao ““Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher” e ao “Dia Nacional de Redução da Morte Materna”, comemorado nesta quarta-feira (28).


Quarta-Feira, 28 de Maio de 2014

DSC_0911
Durante toda a semana está sendo realizada diversas ações como, palestras educativas nas escolas municipais, com foco para a saúde da mulher, ministradas por enfermeiros e médicos. Nesta quarta-feira haverá ainda realização de exames preventivos e aferição de pressão.


De acordo com a secretária da mulher, Nildinha Telles, a data foi criada para chamar a atenção da sociedade para o grave problema de mortes maternas e ampliar o debate sobre os direitos da mulher.


28 de Maio
A Mobilização ocorre no 28 de maio, Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. O primeiro evento que marcou a data foi o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, que ocorreu na Holanda, em 1984. Três anos depois, na 5ª edição do Encontro, realizada na Costa Rica, foi proposto que, daquele momento em diante, fosse escolhido um tema relacionado à saúde da mulher para ações políticas, a serem realizadas sempre no 28 de maio. Desde então, a data tornou-se referência para a reflexão internacional sobre saúde da mulher.
No ano seguinte, em 1988, houve a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, com envolvimento da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Brasil. A partir dessa ação, o governo brasileiro determinou, por meio da Portaria 663/94 do Ministério da Saúde, que o dia fosse instituído como data nacional para redução da morte materna.

ASCOM/PMC
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: