quinta-feira, 2 de julho de 2015

Aprovado projeto de Cleber Verde que estende o recebimento do seguro-desemprego aos catadores de mariscos

Compartilhar


CN1, com informações da Assessoria

Quinta-Feira, 02 de julho de 2015


A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 1083/2011, de autoria do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que estende ao catador de marisco e à marisqueira o recebimento do seguro-desemprego, concedido ao pescador profissional artesanal. O parecer foi apresentado pelo relator, deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE).

O republicano explica que o benefício do seguro-desemprego ao pescador durante o chamado período de defeso foi criado, em 2003, com a finalidade de garantir ao pescador uma compensação pelo período em que estará impedido de trabalhar. “Essa medida de garantia de renda é absolutamente necessária, uma vez que os pescadores são proibidos, por força de ato do Poder Público, de exercerem durante um ou dois períodos no ano a atividade que lhes garante o sustento pessoal e de suas famílias. Contudo, o beneficio não foi estendido ao catador de marisco e a marisqueira”, explica.
 
Cleber Verde lembra que os marisqueiros se encontram nas mesmas condições de trabalho do pescador artesanal, uma vez que houve uma diminuição na produção de marisco, sendo necessário não pescar por um determinado período para a preservação da espécie. “A proibição da pesca impede o pescador de suprir as necessidades básicas de sua família, uma vez que vive exclusivamente da pesca e não dispõe de outra fonte de renda. Diante da impossibilidade de receber o seguro defeso, os catadores de marisco e marisqueiras são forçados a continuar no exercício de seus labores em detrimento dos estoques”, lamenta.

Verde considera que a extensão do beneficio do seguro defeso aos catadores de marisco e as marisqueiras também é uma medida ecologicamente correta, pois trará a esses trabalhadores as condições que possibilitem o respeito ao período em que a pesca do marisco está proibida.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: