Do Portal CN1
Sexta-Feira, 02 de setembro de 2016
A Prefeitura de Brejo, através da secretaria Municipal de Educação, realizará na próxima segunda-feira (05), Dia da Raça, o desfile cívico de '7 de Setembro'. O desfile tem como objetivo enaltecer a identidade cultural brasileira e todos os imigrantes que contribuíram para a formação da "raça brasileira"
Este ano o tema será "Brejo: nosso jeito de ser brasileiro ". De acordo com a secretaria de Educação, 16 escolas da rede publica e privada, participarão do desfile. O prefeito Omar Furtado decretou feriado municipal na segunda-feira (05). Veja abaixo a programação.
Este ano o tema será "Brejo: nosso jeito de ser brasileiro ". De acordo com a secretaria de Educação, 16 escolas da rede publica e privada, participarão do desfile. O prefeito Omar Furtado decretou feriado municipal na segunda-feira (05). Veja abaixo a programação.
O tema "Brejo: nosso jeito de ser brasileiro", tem como premissa ampliar e difundir o conhecimento dos valores nacionais e do nosso município, da nossa cultura, dos acontecimentos que compõem a nossa História, que aumentam assim o sentimento patriótico de brasilidade e municipalidade.
A Secretaria Municipal de Educação, vislumbrou 4 subtemas para ser trabalhados pelas escolas da rede de ensino brejense, levando-nos a fazer uma reflexão sobre a nossa condição de brasileiro, de brejense, reflexão que leve cada cidadão a entender o seu papel nas coisas que são importantes para o país e assim melhorar a sua participação cívica em todo o processo, seja na política, seja na cultura, no esporte, na educação... do Brasil, do Maranhão, de Brejo. Qual o seu jeito de ser brasileiro? O nosso é esse.
SUBTEMAS
1- As olimpíadas realizadas no Brasil foram de grande importância. Os brasileiros de norte a sul se irmanam e torcem pela seleção de cada modalidade do esporte; em fim, o mundo todo torna-se uma única torcida pelos seus esportistas E isso é importante porque tem a participação emocionada dos brasileiros.
Agora cada escola que trabalhou este subtema, apresentarão os tópicos que estão sob sua responsabilidades.
1.1 U I ARMANDO BACELAR COUTO (C FANFARRA) - TOCHA OLÍMPICA/E OS ANEIS OLÍMPICOS
1.2 U I PREFEITO ELIAS - HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS
1.3 U E ATENEU COSTA BACELAR - OS MASCOTES OLÍMPICOS
1.4 COLÉGIO MENINO JESUS - AS MODALIDADES ESPORTIVAS
1.5 U E PROF JAIME CARVALHO - PAIXÃO PELO ESPORTE
SUBTEMA 2
Amar e cuidar é conhecer a importância do ser amado que precisa ser cuidado. Brejo é o nosso maior patrimônio! Quando se fala de patrimônio falamos de nossas riquezas naturais, nossa história (que precisa ser resgatada), nossas tradições, nossa cultura e nossos símbolos, que serão apresentados pelas escolas que estão a apresentar-se:
2.1 COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO (C FANFARRA) - NOSSA HISTÓRIA
2.2 U E PEDRO AMBRÓSIO - NOSSA CULTURA
2.3 U E ANTONIO MARTINS COSTA - NOSSA TRADIÇÃO
2.4 U E PROF HONÓRIO MARTINS (C FANFARRA) - NOSSOS SIMBOLOS
2.5 U E DR OTHON MELLO - FILHOS ILUSTRES
2.6 COLEGIO DIOCESANO - NATUREZA, NOSSA VIDA.
FANFARRA MUNICIPAL
SUBTEMA 3-
Somos formados por etnias diferentes, que fizeram do território brasileiro, o mais alegre, o mais colorido... esta miscigenação tornou-nos um povo diferenciado. Assim, as escolas que trabalharam este subtema, apresentarão de forma brilhante, os tópicos que estão sob sua responsabilidade.
3.1 U E PROF FRANCINETE NUNES DE ALMEIDA - As principais raças que compõe o povo brasileiro
3.2 U I SANTIDADE PIO X - Representações culturais
3.3 U E JOAQUIM DINIZ REGO (C FANFARRA) - Sabores da terra
SUBTEMA 4.
A paz é um processo contínuo e permanente: “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho.” (Gandhi).
Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. O conhecimento, é uma forma de compreender a verdade, é um apanhado de elementos limitados pela nossa possibilidade de apreender e assimilar.
No entanto, a educação precisa de diversos olhares para auxiliar a entender e a conceber as relações todo/partes, unindo e interligando os saberes, tendo com pano de fundo a tecelagem formada pela interação e interdependência de seus elementos, transformando-se assim, em um conhecimento pertinente. A construção do conhecimento deve ser capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto. A idéia deve basear-se em situar as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.
É necessário ensinar princípios de estratégia que permitam encarar o inesperado e o imprevisto, e alterar seu desenvolvimento em benefício das informações contraídas ao longo do tempo. As escolas responsáveis pelos tópicos que compõe o subtema apresentarão sua proposta e visão sobre a educação para a paz.
4.1 U I SANTA RITA - SÍMBOLOS DA PAZ
4.2 CEMOPS - A PAZ E SUAS REPRESENTAÇÕES
Encerramos dizendo que o nosso jeito de ser brasileiro é viver intensamente na luta pela paz, respeitando nossas misturas de cores, povos e sabores; conhecendo, amando e cuidando do nosso patrimônio brejense e revivendo as olimpíadas 2016, que tornou-se um espetáculo de riquezas em artes, temas e luzes. Obrigada a todos! Feliz dia da raça! Feliz Independência! Que saibamos aproveitar nossa liberdade com respeito, cuidado, amor e em paz.
0 comentários: