quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Mensagem do Deputado Estadual, Dr. Levi Pontes pelo Dia do Médico

Compartilhar

Quarta-Feira, 18 de outubro de 2017

Tal como faço todos os anos desde que o povo maranhense me honrou com o mandato de deputado estadual dedico a data de 18 de outubro para homenagear a nobre profissão que abracei décadas atrás. Já consagrada no calendário de homenagens às profissões o dia 18 de outubro como “Dia do Médico” é momento repleto de sentimentos e reflexões.

O dia do Médico tem um sentido de gratidão que a sociedade tem com estes verdadeiros anjos de carne e osso que se vestem de branco para atenuar dores, trazer conforto, curar, fazer o bem e salvar vidas. Da chegada ao mundo pelo nascimento ao fim da vida os seres humanos são assistidos por profissionais dedicados e que passaram também boa parte de suas vidas buscando conhecimento, estudando e pesquisando meios para melhorar e salvar vidas.

Os sacrifícios que o médico precisa fazer atingem em cheio suas famílias que muitas vezes precisam compreender ausências em dias festivos e horas incertas. Mas essas dificuldades por maiores que posam representar para outros trabalhadores, no caso do médico são recompensadas pelo tratamento bem sucedido, pela alegria da família que teve seu ente querido atendido, tratado e salvo. Quando não é possível salvar a vida, uma vez que ninguém é eterno e a morte uma ocorrência natural e inapelável para todos nós...

É o médico – juntamente com outros profissionais da área da saúde – que dão assistência e dignidade aos pacientes e familiares neste momento tão difícil. Até pelo contato pessoal, pelo dia-a-dia no exercício da profissão, sei que o povo reconhece o valor dos médicos e a sociedade tem consciência da importância destes profissionais. Mas os médicos têm suas dificuldades traduzidas ainda a baixos salários, jornadas duplas, carência de equipamentos, estruturas e falta geral de condições de trabalho. Muitas vezes, e isso é preciso deixar claro, o médico é mal remunerado e até desrespeitado até em instituições particulares ditas de grande porte e excelência. Embora haja avanços no serviço público a realidade da saúde ofertada por entes públicos de diferentes esferas administrativas reflete um quadro negativo que tem o médico como para-choque e que precisa ser mudado com avanços contínuos e permanentes. É com esse sentimento de gratidão que temos recebido da sociedade e as reflexões sobre nossas dificuldades. Que parabenizo a todos os médicos por mais este dia 18 de Outubro.

Dr. Levi Pontes

Deputado Estadual
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: