segunda-feira, 29 de julho de 2019

Prefeitura de Santa Quitéria-MA realiza ações de Combate às Hepatites Virais

Compartilhar

Por CN1
A Prefeitura de Santa Quitéria por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última quinta-feira (25/7), diversas ações de conscientização da população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais.

O evento foi realizado na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), no bairro Passarada em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado neste domingo (28/7).

A Secretaria de Saúde ofereceu testes rápidos de Hepatites Virais B e C, orientações, debate e conscientização sobre a importância dos cuidados contra as Hepatites, também foram distribuídos preservativos e informativos com dicas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

O que são as Hepatites Virais?

As hepatites virais são doenças que provocam inflamação do fígado. Na maioria das vezes, não existem sintomas e as hepatites passam despercebidas. Somente com exames de sangue específicos é possível confirmar a doença. Os sintomas apresentados são sempre os mesmos: febre, cansaço, fadiga, vômitos, pele e olhos marejados, urina escura e fezes claras.

Especificamente, para as Hepatites B e C é recomendado não ter contato direto com sangue de outras pessoas e não compartilhar materiais perfurantes (barbeadores, navalhas, alicates de unha e outros utensílios de manicure e pedicure). Também é contraindicado reutilizar materiais para tatuagem e piercing. Além disso, usar sempre camisinha e para as gestantes a obrigatoriedade do teste no pré-natal.

Para saber se tem ou não um destes tipos da doença, a pessoa precisa fazer o teste rápido, disponível em qualquer unidade básica de saúde. O resultado sai em até 30 minutos.







Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: