segunda-feira, 5 de agosto de 2019

'Agosto Dourado' | Prefeitura de Santa Quitéria-MA incentiva o aleitamento materno

Compartilhar

Por Portal  CN1


Na Semana Mundial da Amamentação, a Prefeitura de Santa Quitéria por meio da Secretaria de Saúde, está estimulando e reforçando o incentivo ao aleitamento materno nas unidades de saúde.

Na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), do bairro Passarada foi realizada uma palestra sobre a importância do Aleitamento Materno Exclusivo, como parte das ações do 'Agosto Dourado'.

A palestra foi proferida pela nutricionista, Luciene Linhares, que faz parte do quadro de profissionais da Secretaria de Saúde, e explicou para as gestastes a importância da amamentação e tirou as dúvidas pertinente ao tema abordado.

De acordo com a nutricionista, o aleitamento materno exclusivo consiste em alimentar a criança apenas com leite da mãe, por no mínimo, seis meses.

Aleitamento materno exclusivo

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que, até os seis meses de vida, o único alimento a ser ofertado ao bebê seja o leite materno. Apesar de muitas pessoas não acreditarem, esse alimento já tem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a hidratação do bebê, portanto, não é preciso nem ao menos oferecer água à criança.

A introdução de alimentos diferentes do leite materno, antes dos seis meses, está associada a problemas na saúde do bebê. Entre esses malefícios, podemos citar episódios de diarreia, risco aumentado de doenças respiratórias e risco de desnutrição, caso os alimentos introduzidos não sejam tão nutritivos como o leite materno.

Após os seis meses de vida, a criança ainda deve receber o leite materno, porém o aleitamento é complementado com outros alimentos. Nesse período, é importante adotar uma rotina com alimentação saudável. A amamentação deve ser feita até, pelo menos, os dois anos de idade.







































































































Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: