quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Marinha apura caso de pescador que passou cerca de 20 horas no mar após cair de embarcação no litoral do Maranhão

Compartilhar

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil vai apurar as causas do acidente envolvendo o pescador Francisco das Chagas dos Santos Pinto, 45 anos, que foi resgatado após cair de uma embarcação e passar cerca de 20 horas no mar. De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), capitão de fragata Dante Duarte, será realizada uma perícia no barco pesqueiro em que o homem estava e os tripulantes serão ouvidos.

O pescador estava em um barco que saiu de Parnaíba, no Litoral do Piauí, e caiu da embarcação, no mar, a 98 milhas náuticas - aproximadamente 181 km - de São Luís, no Maranhão, na madrugada de terça (1º), por volta de 2h50. Ele foi encontrado na noite dessa terça-feira (1º) e levado para a capital maranhense nesta quarta-feira (2).

"Fomos informados de que ele tinha caído na água e estava desaparecido. Imediatamente tomamos as atitudes necessárias para salvar a vida dele e obtivemos sucesso", informou o capitão de fragata Dante Duarte, comandante da Capitania dos Portos do Piauí.

A Marinha acionou o navio-patrulha Guanabara e a aeronave Super Cougar (UH-15), do Núcleo de Implantação do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, para realização do Serviço de Busca e Salvamento (SAR).
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
O pescador foi resgatado pelo navio tanque Flumar Brasil após a marinha ter feito comunicação via rádio com embarcações que navegavam na região. Em seguida, a aeronave da Marinha pegou Francisco das Chagas no navio e o levou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O inquérito feito pela Marinha é administrativo e deve apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente da navegação. Segundo o capitão de fragata Benjamin Duarte, o procedimento foi iniciado no Maranhão, mas poderá ser concluído no Piauí.

Fonte: G1 Piauí













Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: